Barra Cofina

Correio da Manhã

Desporto
8

Fernanda confiante

Fernanda Ribeiro é a atleta portuguesa com maior currículo presente nos Jogos da Lusofonia, que vão decorrer em Macau. As duas medalhas olímpicas – ouro em Atlanta 1996 e bronze em Sydney 2000 – fazem da atleta portuguesa uma das favoritas ao ouro na meia-maratona.
4 de Outubro de 2006 às 00:00
Fernanda Ribeiro chegou a Macau determinada a lutar pela medalha de ouro na meia-maratona
Fernanda Ribeiro chegou a Macau determinada a lutar pela medalha de ouro na meia-maratona FOTO: Ricardo Meirelles
Ontem, à chegada a Macau, Fernanda Ribeiro reiterou a sua vontade de lutar pelo primeiro lugar, mas alertou para a forte concorrência. “É claro que entramos numa competição sempre com o objectivo da vitória, mas como iniciámos a preparação há muito pouco tempo e não conheço o valor das adversárias pode haver alguém em melhor forma”, disse a campeã olímpica.
Fernanda Ribeiro, que esteve a última vez em Macau em 1999, nunca correu em estrada no território e considerou a humidade como uma “dificuldade acrescida” na prova da meia-maratona.
Apesar dos 37 anos, Fernando Ribeiro mantém uma grande ambição e ontem voltou a sublinhar o seu desejo de terminar a carreira nas Olimpíadas de Pequim em 2008.
Sobre a sua presença em Macau, onde está “provavelmente pela última vez como atleta”, Fernanda Ribeiro manifestou-se satisfeita por ser a porta-estandarte da delegação portuguesa. “Tem sempre um significado especial”, disse a atleta, que já desempenhou funções idênticas nos Jogos Olímpicos.
Também ontem chegou a selecção portuguesa de futebol sub-20, tendo realizado ao final da tarde o primeiro treino para “descomprimir” da viagem de cerca de 30 horas.
A organização dos Jogos promoveu uma alteração do calendário, colocando frente a frente Moçambique e Timor-Leste no jogo de abertura e fazendo descansar Portugal até amanhã, onde defrontará São Tomé e Príncipe.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)