Barra Cofina

Correio da Manhã

Desporto
4

FERNANDA RIBEIRO 7ª EM NEWCASTLE

A atleta portuguesa Fernanda Ribeiro regressou ontem à competição, após a desistência nos 10 000 metros do Mundial, com um sétimo lugar na Meia-maratona de Newcastle, evento dominado pela britânica Paula Radcliffe que completou a distância com a melhor marca mundial de sempre da distância (1:05.40 horas).
22 de Setembro de 2003 às 00:00
Ausente do Mundial de atletismo de Paris, em Agosto, devido a lesão, Paula Radcliffe parece já ter ultrapassado o momento menos bom com um ‘tempo-canhão’ na meia-maratona. No entanto, este registo não pode ser considerado recorde mundial porque o percurso da meia-maratona de Newcastle tem um declive superior aos valores impostos pela Federação Internacional de Atletismo (IAAF), pois o desnível total entre a partida e a chegada é de 30,5 metros, bem superior ao metro por quilómetro permitido.
Radcliffe passou para a frente da corrida logo a partir dos oito quilómetros e logrou manter uma distância razoável sobre as suas mais directas rivais e apenas no final é que se apercebeu que corria para uma marca extraordinária. "Sinto-me bem, mas não esperava correr assim tão depressa", comentou a atleta, confessando que o forte apoio do público é que a despertou para o resultado. "Foi apenas nos 30 metros finais que compreendi que a marca poderia ser minha e esforcei-me o máximo que consegui para cortar a linha", concluiu.
A etíope Berhane Adere, campeã mundial dos 10 000 metros, foi segunda, com 1:07.32, e a queniana Susan Chepkemei, vencedora da corrida inglesa em 2001, terminou na terceira posição, com 1:07.51. A portuguesa Fernanda Ribeiro em sétimo lugar com 1:12.10.
LUÍS NOVO EM 16.º
Fernanda Ribeiro e Paula Radcliffe vão voltar a encontrar-se no Mundial de Meia-maratona, que decorre no início do próximo mês em Vilamoura (Algarve).
No sector masculino, a vitória pertenceu ao sul-africano Hendrick Ramaala (01:00.01), que se impôs ao sprint ao queniano Jackson Koech (01:00.05).
O português Luís Novo classificou--se em 16.º lugar, com 1:05.03.
A próxima grande meia-maratona mundial será a de Portugal, que está agendada para o próximo fim-de-semana, com partida na Ponte Vasco da Gama e chegada ao Parque das Nações.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)