Barra Cofina

Correio da Manhã

Desporto
6

"Fernández é um jogador acima da média"

Apontado como possível reforço do Sporting, Hugo Viana garante não ter sido contactado por nenhum dirigente leonino. O futuro deve passar pela permanência em Valência.
27 de Junho de 2009 às 00:00
Hugo Viana diz que ninguém do Sporting falou com ele
Hugo Viana diz que ninguém do Sporting falou com ele FOTO: Heino Kalis / Reuters

Correio Sport – A possibilidade de regressar ao Sporting tem fundamento?

Hugo Viana – Não sei de onde surgiram essas notícias. Ninguém do Sporting falou comigo nem com o meu empresário.

– Via com bons olhos um regresso a Portugal ?

– Isso não me passa pela cabeça neste momento. Vou apresentar-me em Valência no próximo dia 13 de Julho.

– Mesmo se continuar a ser pouco utilizado?

– Tenho mais dois anos de contrato e, para já, não me passa pela cabeça ser vendido. Eles contam comigo, por isso vou trabalhar forte para poder ser mais útil do que tenho sido nas últimas temporadas.

- José Eduardo Bettencourt é a pessoa certa para tornar o Sporting campeão?

– Não sei. É uma pessoa que, juntamente com Miguel Ribeiro Telles, tem muita experiência e que trabalha com grande intensidade em prol dos interesses do clube.

– A renovação de Paulo Bento é uma mais-valia para o clube?

– Penso que sim. Qualquer treinador que faz um bom trabalho como o Paulo tem feito merece continuar. Tem demonstrado que é um treinador vencedor.

– Concorda com as possíveis vendas de Miguel Veloso e João Moutinho?

– São jogadores que são apetecíveis a outros campeonatos, pela sua qualidade e por serem presenças assíduas na selecção. Face à conjuntura de crise os clubes portugueses não têm como rejeitar estas quantias de dinheiro.

– Conhece Matías Fernández, apontado como possível reforço do Sporting?

– Sim, conheço. É um excelente jogador e se o Sporting o contratar de certeza que vai ser uma grande aquisição. É um atleta acima da média em termos técnicos e, além disso, é jovem.

– A aventura espanhola não tem corrido pelo melhor. O que tem falhado ?

– Não gosto de arranjar desculpas para aquilo que tem corrido menos bem. Não temos muito tempo para pensarmos nos porquês das coisas que às vezes não nos correm pelo melhor. Há que trabalhar para fazer mais e melhor.

– Gostava de experimentar outro campeonato?

– Sinto-me muito feliz pelos países onde tive oportunidade de jogar, mas actualmente não sinto necessidade de mudar.

– Sem jogar com regularidade a selecção está mais longe?

- Não seria muito sério da minha parte estar a pensar nesse objectivo neste momento, uma vez que joguei esta temporada. Sei que para estar entre as escolhas tenho de jogar com mais regularidade no meu clube.

- Que avaliação faz do percurso da selecção na qualificação para o Mundial 2010?

– Estávamos habituados a fazer grandes campanhas nas fases de qualificação e de fazermos boas prestações nas fases finais. Nesta qualificação não temos estado tão bem. Há factores que não se conseguem controlar, como a sorte que às vezes falta. Mas acredito que a selecção vai estar no próximo mundial.

– Na sua opinião, Carlos Queiroz tem feito um bom trabalho?

– Não quero individualizar. Acredito que todas as pessoas que estão à frente da selecção têm feito um grande trabalho, apesar dos resultados não estarem a ser os esperados. As vitórias vão aparecer e Portugal vai estar no Mundial.

– O FC Porto parte como favorito para a revalidação do título?

– Apesar de estarmos numa fase em que os plantéis ainda não estão totalmente construídos, para mim o FC Porto parte como favorito.

– O Benfica com Jorge Jesus está mais forte este ano ?

– Penso que sim. É alguém que tem demonstrado o seu valor nas equipas por onde passou e penso que vai ter sucesso. Além do mais, é sempre bom ver técnicos portugueses à frente de um clube grande como é o Benfica.

– Quique Flores foi seu treinador no Valência. O que acha que correu mal na sua experiência no Benfica?

– Sinceramente não sei. É um treinador jovem e ambicioso, com bons métodos de trabalho.

– A pressão foi grande?

– Não quero falar sobre isso porque não sei o que se passou dentro do balneário. Mas não acredito que tenha sido a pressão, até porque Quique treinou um Valência onde a cobrança também é enorme.

– A transferência de Ronaldo para o Real está a gerar grande polémica pelos valores envolvidos...

– Acho que não é tão exagerado assim. Estamos a falar do melhor jogador do Mundo, que tem feito coisas extraordinárias. Além disso, comparado com outros desportistas, o que vai ser gasto com o Ronaldo é muito inferior. Se pagaram 94 milhões é porque ele merece.

PERFIL

HUGO Miguel Ferreira Gomes VIANA nasceu em Barcelos, a 15 de Janeiro de 1983 (26 anos). Formado nas escolas do Sporting, jogou no emblema de Alvalade até 2002, antes de se transferir para os ingleses do Newcastle. Na temporada 2004/2005 regressa por empréstimo ao Sporting. No final dessa temporada é vendido aos espanhóis do Valência. Estreou--se com a camisola da selecção nacional em 2001. Conta com 26 internacionalizações.

Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)