Barra Cofina

Correio da Manhã

Desporto
5

Festejos portugueses enchem ruas em Toronto

Existem 429 mil portugueses e lusodescendentes no Canadá.
11 de Julho de 2016 às 08:32
Portugal sagrou-se no domingo campeão da Europa de futebol pela primeira vez na sua história
Portugal sagrou-se no domingo campeão da Europa de futebol pela primeira vez na sua história FOTO: Pedro Ferreira
Diversas ruas de Toronto, Canadá, encheram-se no domingo de adeptos da seleção portuguesa de futebol que celebravam a vitória no Euro2016 e a sua importância para os emigrantes.

Algumas artérias na cidade de Toronto, na província de Ontário, foram cortadas e ficaram com o trânsito congestionado por causa dos milhares de portugueses e lusodescendentes que festejavam a conquista do título de campeão europeu de futebol por Portugal.

Na St. Claire, a rua esteve cortada ao trânsito logo após o jogo e pela noite dentro e nem sequer faltou fogo de artifício.

A deputada provincial luso-canadiana Cristina Martins juntou-se à festa após assistir ao jogo num restaurante nas redondezas na companhia da família.

"Passou agora alguém por mim e disse-me que hoje é o dia em que todos devemos ter orgulho em sermos portugueses. Acima de tudo, não deve de ser só hoje, mas todos os dias", frisou.

Por sua vez, um lusodescendente nascido no Canadá, filho de emigrantes das Caldas da Rainha e de Lisboa, bastante emocionado, dedicou a vitória ao pai.

"Desde criança que sonho com este dia. Sentava-me ao lado do meu pai e não conseguíamos vencer. Esta é para o meu pai. Sempre acreditei, até após a saída de Cristiano Ronaldo", disse Brandon Leal.

Outra luso-canadiana filha de emigrantes de Barcelos afirmou que esta vitória representa a saudade dos emigrantes por Portugal.

"Representa um país, uma comunidade unida, ao rubro, a celebrar o amor e a saudade que temos pelo nosso país. É como se estivéssemos lá", disse Marlene Araújo.

Também o ministro das Finanças de Ontário, o lusodescendente Charles Sousa, vibrou com a vitória de Portugal, elogiando todo a equipa, mas principalmente o guarda-redes, Rui Patrício.

"Gostei de ver particularmente o guarda-redes. Foi formidável. Ele esteve bem em todos os jogos durante o torneio, mas especialmente neste jogo. Merece ser reconhecido. Todos fizeram o seu trabalho e estão de parabéns", afirmou Charles Sousa à agência Lusa.

O luso-canadiano assistiu ao jogo com familiares num lar da terceira idade, onde vive o seu pai, António Sousa, um dos pioneiros da imigração portuguesa para o Canadá.

Para o ministro, esta foi uma "retribuição", após a derrota no europeu em 2004, quando Portugal perdeu em casa na final, diante da Grécia. Em 2004, Charles Sousa tinha-se deslocado a Lisboa propositadamente para assistir ao jogo.

O lusodescendente faz questão de mostrar aos outros políticos canadianos que é de origem portuguesa.

"No meu gabinete, no Parlamento Provincial, todos os deputados que passam por lá podem ver em exposição uma bola de futebol, o equipamento oficial da seleção nacional e, claro, a bandeira portuguesa. Todos sabem que é importante para mim mostrar a minha origem, principalmente neste europeu", afirmou.

A assistir ao jogo com Charles Sousa estive o empresário Wilson Teixeira, visivelmente emocionado com a vitória de Portugal e que revelou a importância desta conquista para a comunidade portuguesa no Canadá.

"É um enorme orgulho estando no Canadá, numa sociedade multicultural e sentir um pouco do nosso 'sangue', do nosso orgulho, mostrarmos às outras comunidades o nosso valor, apesar de sermos um país pequenino. Temos uma paixão pela bola e pelo desporto, somos um país que se tem destacado no mundo desportivo", sublinhou Wilson Teixeira.

Portugal sagrou-se no domingo campeão da Europa de futebol pela primeira vez na sua história, ao bater na final a anfitriã França por 1-0, após prolongamento.

Oficialmente, há 429 mil portugueses e lusodescendentes no Canadá (censos 2011), mas calcula-se que existam cerca de 550 mil, estando a grande maioria localizada na província do Ontário. Estima-se que entre 60% a 70% sejam de origem açoriana.
Toronto Canadá euro2016
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)