Barra Cofina

Correio da Manhã

Desporto

FIFA ameaça federação argentina por desrespeito de estatutos

A FIFA ameaçou esta terça-feira a Federação Argentina de Futebol (AFA) com sanções se insistir em chamar à próxima edição do Torneio Clausura "Crucero General Belgrano", o navio afundado pelas forças britânicas na Guerra das Malvinas.
14 de Fevereiro de 2012 às 17:54
Blatter, presidente da FIFA, organismo que ameaçou a Federação Argentina de Futebol com sanções económicas
Blatter, presidente da FIFA, organismo que ameaçou a Federação Argentina de Futebol com sanções económicas FOTO: Reuters

"A FIFA solicitou à AFA mais detalhes sobre este assunto e aconselhou a AFA a rever o artigo 3 dos estatutos", refere o organismo em comunicado, depois de uma carta enviada sexta-feira aos responsáveis argentinos.

O artigo em causa proíbe qualquer discriminação por motivos políticos e pode implicar a suspensão, ou mesmo expulsão das federações prevaricadoras.

"A mudança do nome da liga principal desrespeita claramente os estatutos", alerta a FIFA no mesmo comunicado.

Mais de 320 militares argentinos morreram em 1982 na sequência de um bombardeamento de um submarino das forças navais britânicas ao Cruzador General Belgrano, durante a Guerra das Malvinas, que assinala este ano o 30.º aniversário.

A aproximação da data tem agravado a tensão entre governo argentino e britânico, clivagem que pode agora ser acentuada com a escolha do novo nome para o Torneio de Clausura.

Argentina Federação Futebol FIFA Sanções
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)