Barra Cofina

Correio da Manhã

Desporto
8

FIFA ameaça Portugal

O futebol português não está a respeitar as leis da FIFA e o órgão máximo do futebol mundial já alertou o Governo português para a situação, que poderá impedir a selecção nacional de participar no Mundial da Alemanha e implicar o afastamento dos clubes portugueses das competições europeias.
5 de Setembro de 2005 às 15:28
O presidente da Federação Portuguesa de Futebol, Gilberto Madaíl, em declarações à Rádio Renascença (RR) confirma esse receio: "Nós não estamos dentro daquilo que são os parâmetros da FIFA e da UEFA. O que a FIFA e a UEFA pretendem é que em Portugal se cumpram os normativos pelos quais a FPF faz parte da FIFA. E quando se fala nas Federações fala-se em selecções nacionais, como também dos clubes que participam nas competições da UEFA"
O presidente da FPF confirmou à RR que "há contactos entre a FIFA e o Governo português e que há posições muito claras e já não é a primeira vez a FIFA suspende uma determinada federação". O órgão máximo do futebol mundial quer que o futebol esteja sob o controlo da FPF, o que não acontece em Portugal, onde a Liga Portuguesa de de Futebol Profissional gere os destinos dos dois principais campeonatos nacionais.
Há muito que os diversos governos estão a par da situação, mas nada tem sido feito para a alterar. O presidente da FPF teme que a FIFA tome uma decisão drástica até ao final do ano. A esperança de Madaíl é que o Executivo português tome decisões e proceda às devidas alterações em Outubro ou Novembro.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)