Barra Cofina

Correio da Manhã

Desporto
4

FIFA condena Marítimo a pagar 2,5 milhões

O clube do Funchal terá de pagar 2,5 milhões de euros a um clube brasileiro por decisão da FIFA sobre o "caso Kléber", que envolveu a transferência do jogador para o Porto
24 de Maio de 2013 às 17:17

A FIFA condenou o Marítimo ao pagamento de 2,53 milhões de euros ao Atlético Mineiro, clube brasileiro, na sequência do "Caso Kléber", por incumprimento de acordo entre os clubes.

Segundo a notificação, de 13 de maio, o Comité de Estatuto dos Jogadores decidiu "aceitar parcialmente" a queixa do clube brasileiro, ao qual o avançado Kléber, atual jogador do FC Porto, esteve vinculado antes de ingressar por empréstimo no Marítimo. Os madeirenses tentaram impedir a venda do jogador para o Porto contra a vontade do clube brasileiro, que detinha o passe de Kléber.

"O Marítimo tem que pagar ao Atlético Mineiro, até 30 dias após a notificação desta decisão, o montante de 2,530 milhões de euros", lê-se na notificação, que assinala ainda que "as restantes queixas" dos dois clubes não foram aceites.

O Marítimo ficou com 10 dias para solicitar ao secretariado-geral da FIFA os fundamentos da decisão. Esta é mais uma derrota para o clube madeirense. Em 2010, o clube dirigido por Carlos Pereira queixou-se de alegado aliciamento irregular ao avançado brasileiro pelo FC Porto.

Ao tentar inviabilizar a transferência, o Marítimo não recebeu os 20% acordados com o Atlético Mineiro, que aceitou a proposta do FC Porto.

Mais tarde, já com o jogador a vestir de "azul e branco", a Comissão Disciplinar (CD) da Federação Portuguesa de Futebol (FPF) arquivou duas participações do Marítimo: uma contra o FC Porto e outra contra o jogador, no que viria a ser secundada pelo Conselho de Justiça.

Por fim, o Marítimo tentou nova ação, desta vez na Comissão Arbitral da FPF, pedindo a condenação dos portistas em cinco milhões de euros, mas, a 4 de fevereiro do corrente ano, as razões dos maritimistas foram julgadas como improcedentes.

Marítimo Porto FIFA Kléber transferência Palmeiras Atlético Mineiro Carlos Pereira Comissão Disciplinar
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)