Barra Cofina

Correio da Manhã

Desporto
2

FIFA pretende disponibilizar bilhetes baratos para brasileiros desfavorecidos

A FIFA pretende disponibilizar bilhetes de baixo custo para os brasileiros desfavorecidos poderem assistir ao Mundial de futebol de 2014, à semelhança do modelo seguido na África do Sul 2010, disse o secretário geral do organismo, Jêrome Valcke.
25 de Outubro de 2011 às 13:19
Brasil, sede do Mundial 2014
Brasil, sede do Mundial 2014 FOTO: d.r.

"Temos de estudar bilhetes de categoria 4 que dêem acesso a todos os  brasileiros que não podem pagar muito por uma entrada", disse o responsável  da FIFA em entrevista publicada esta terça-feira pelo diário brasileiro Folha de São  Paulo. 

 Na entrevista, Valcke avança ainda que a presidente do Brasil, Dilma  Rousseff, lhe pediu para respeitar uma lei federal do país que concede descontos  de 50 por cento aos reformados na compra de bilhetes de futebol, cinema,  teatro, museus e outros espectáculos culturais. 

 "Quando Dilma Rousseff me disse que há uma lei para proteger os maiores  de 65 anos com 'meia entrada', eu disse-lhe que não queria mudar essa lei",  assegurou Jérôme Valcke.   

No entanto, Valcke evitou tratar da mesma maneira os estudantes, a quem  também assiste o direito de pagar metade do preço dos bilhetes nos jogos  de futebol em quase todo o Brasil, neste caso graças às legislações regionais.

 "Queremos ter a segurança de que não enfrentamos um vasto número de  comunidades com acesso a 'meia entrada'", assegurou Valcke, considerando  ser "mais justo" favorecer os brasileiros com menor poder de compra.

 Na entrevista, Valcke avançou ainda que a "principal preocupação" da  FIFA é verificar o "nível de compromisso do Governo de Rousseff com os acordos  que havia alcançado com o seu antecessor, Lula da Silva. 

Em relação às obras nos estádios, o responsável reiterou que "o calendário  está apertado" e que "há definitivamente uma preocupação" com a preparação  para a Taça das Confederações de futebol de 2013, motivo que levou a FIFA  a designar somente quatro sedes para esse torneio: Belo Horizonte, Brasília,  Fortaleza e Rio de Janeiro.     

Mundial 2014 FIFA bilhetes
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)