Barra Cofina

Correio da Manhã

Desporto
7

Figo continua a ter o Mundo a seus pés

Loucos por Figo. Este ‘filme’ pode ser visto um pouco por todo o Mundo, num sinal claro de que o craque português continua com muito mercado para prosseguir a carreira futebolística fora do Santiago Bernabéu. Só mesmo Vanderlei Luxemburgo parece descartar o... real interesse pelo jogador.
20 de Junho de 2005 às 00:00
Figo continua a ter o Mundo a seus pés
Figo continua a ter o Mundo a seus pés FOTO: d.r.
A cobiça começa ainda em Espanha, onde a rádio ‘Cadena Ser’ anunciou a existência de um acordo entre o Valência e o jogador no valor de seis milhões de euros. Um assunto a ser seguido com atenção. Mas o interesse não fica por aqui e estende-se ao Extremo Oriente, com os japoneses do Urawa Reds a abrir os olhos num sorriso rasgado à possibilidade de ver o português na J-League.
Pelo meio fica a legião dos principais clubes europeus (leia-se de Inglaterra, Itália e França), o ‘velho amor’ do Sporting, o Galatasaray (interesse ontem manifestado) e os petrodólares do Dubai e Emirados Árabes, países onde Figo gosta de passar férias. Aos 32 anos, o jogador continua com o Mundo a seus pés.
CAMISOLA POR 10 MIL EUROS
Aparentemente alheado de todo este frenesi, Figo deslocou-se a Angola na companhia do colega Ronaldo para participar numa gala de beneficência do Fundo ‘Lwini’. O projecto, liderado pela primeira-dama do país, Ana Paula dos Santos, visa angariar fundos para as vítimas das minas.
Durante a gala foram leiloadas duas camisolas, uma de cada jogador, sendo que a de Ronaldo rendeu 35 mil dólares (28,5 mil euros) e a de Figo foi arrematada por 12 mil (perto de 10 mil euros).
OS PONTOS DE COBIÇA A FIGO
ESPANHA
VALÊNCIA, ATLÉTICO DE MADRID E VILLARREAL
O presidente do Valência, Juan Soler, terá feito uma proposta concreta, no valor de seis milhões de euros. Há quem garanta um princípio de acordo. O Atlético de Madrid e o Vilarreal também já 'levantaram o dedo'.
TURQUIA
GALATASARAY
A equipa gostaria de ter um jogador da dimensão de Luís Figo no plantel, para festejar o centenário, que este ano se cumpre.
BRASIL
SÃO PAULO
Emerson Leão, treinador do São Paulo, também lançou a rede. "Seria uma maravilha ter um maestro como o Figo no clube", disse.
QATAR
AL RAYAN
O presidente do Al Rayan declarou que se o jogador
estiver interessado, o dinheiro não será problema, pois cobre qualquer oferta.
INGLATERRA
MANCHESTER UNITED, CHELSEA, LIVERPOOL, TOTTENHAM, BOLTON, NEWCASTLE E MIDDLESBROUGH
De Inglaterra surgiram vários interessados, devido ao desejo confesso de Figo em jogar um dia na 'Premier League'. O primeiro 'link' foi o Manchester United, não apenas por ser um clube à grandeza do craque, mas também pela presença de Carlos Queiroz na estrutura técnica. Seguiram-se outros, em catadupa.
FRANÇA
OLYMPIQUE LYON E MARSELHA
A saída de Govou do Lyon, abriu espaço à entrada de um craque. Daí ao interesse na contratação de Figo foi um pequeno passo. O Marselha também entrou na corrida.
EMIRADOS ÁRABES UNIDOS
AL HAZAÁ
Outro clube financiado pelos petrodólares, o Al Hazaá, mostrou-se disposto a receber Figo de braços abertos.
PORTUGAL
SPORTING
Razões afectivas cruzam-se no passado do Sporting e de Figo. No futuro... também. Uma improbabilidade imediata, mas não ao ponto de obstar a algumas declarações de intenções, de parte a parte.
ITÁLIA
INTER DE MILÃO E AC MILAN
Sempre que surge o cenário da saída de Figo do Real Madrid, o Inter de Milão 'lança a escada'. O rival AC Milão também mostrou interesse.
ÁUSTRIA
SALZBURGO
A Red Bull vai apostar forte no Salzburgo e quer contratar um nome grande do futebol. Figo seria perfeito, fizeram saber os seus responsáveis.
JAPÃO
URAWA REDS
O 'El Dorado' das grandes estrelas não poderia ficar de fora. O Urawa Reds fez saber que não teria problemas em pagar dois milhões de euros ao Real e mais 3,6 milhões por ano ao jogador.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)