Barra Cofina

Correio da Manhã

Desporto
5

Filomena Morais julgada em Outubro

Filomena Morais, actual companheira de Pinto da Costa, e Paula Amorim, uma das três filhas do comendador Américo Amorim, começam a ser julgadas no próximo dia 30 de Outubro por fraude fiscal.
22 de Janeiro de 2008 às 00:00
Ambas respondem num processo que corre no 3.º juízo do Tribunal Criminal do Porto e o Ministério Público defende que Filomena lucrou indevidamente 69 mil euros ao declarar uma casa por um valor muito abaixo do preço real.
O imóvel em causa, situado na Rua de Tânger, perto da Fundação de Serralves, no Porto, foi escriturado por 461 mil euros, mas a compra deu-se por mais de 1,1 milhões de euros. A diferença fez com que o valor da SISA fosse reduzido, provocando avultado prejuízo ao Estado.
Paula Amorim já repôs a verdade fiscal neste processo tentando que o caso não chegasse a julgamento. O Ministério Público defendeu que o arquivamento só poderá ser avaliado em tribunal.
De salientar que o processo foi desencadeado por uma denúncia anónima que indicava que no processo de regulação do poder paternal – na sequência do divórcio com Pinto da Costa – estavam incluídos os dados do contrato-promessa relativo à venda com o valor real.
CAROLINA EM MARÇO NO TRIBUNAL
Carolina Salgado começa a ser julgada em Março nos juízos criminais do Porto. O julgamento está marcado para o dia 13, pelas 14h30, e o crime imputado à ex-companheira do líder portista é o de difamação. Pinto da Costa constituiu-se assistente no mesmo processo, que representa já a terceira acusação proferida pelo Ministério Público contra Salgado. Sem julgamento marcado estão os casos de fogo posto e furto, o último dos quais recentemente concluído pelo Ministério Público de Gaia.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)