Barra Cofina

Correio da Manhã

Desporto

Fim às noitadas na Selecção

A nova política de folgas na Selecção Nacional foi ontem posta em prática. Nem os 4-0 aplicados à Bélgica fizeram Scolari alterar a planificação do estágio para o jogo com a Sérvia, pelo que, ao contrário do que era habitual, os jogadores passaram a noite de sábado para domingo no hotel onde a equipa está instalada, no concelho de Oeiras. Na prática, é o fim das noitadas, prometido pelo técnico alguns dias após a derrota com a Polónia, em Outubro do ano passado.
26 de Março de 2007 às 00:00
Desta vez, os jogadores apenas tiveram ordem de saída num intervalo temporal de cerca de seis horas, entre as 09h00 e as 15h00 de ontem, que foi aproveitado pelos atletas para almoçarem na companhia das respectivas famílias. Sem excepções, todos regressaram ao estágio antes da hora marcada. Este passará a ser o novo procedimento nos estágios para jogos inseridos em jornada dupla, em contraponto com um passado não muito distante, em que os jogadores ficavam dispensados após o fim do primeiro jogo, tendo apenas de comparecer no hotal na manhã do dia seguinte.
Contudo, o ‘caldo’ entornou-se após uma sucessão de situações que deixaram o seleccionador nacional particularmente irritado. A primeira aconteceu no Alentejo, dias antes da partida para a Alemanha (onde decorreu o Mundial), quando vários jogadores passaram a noite numa discoteca. Dias mais tarde, no Luxemburgo, a história repetiu--se. Mas a ‘gota de água’ aconteceu depois do jogo com o Azerbaijão, quando alguns jogadores chegaram ao hotel depois das 08h00 da manhã, tida como hora de regresso.
O fraco rendimento da equipa dias depois, na Polónia, fez soar o alarme e Scolari comunicou ao grupo o fim das noitadas. A questão dos excessos em noite de folga, de resto, já tinha sido abordada internamente, entre Scolari e a equipa algumas vezes, com apelos constantes do técnico à contenção e à tomada de consciência de que eles, os futebolistas, não podem cometer excessos.
Desde o derradeiro ‘caso’, antes do jogo com a Polónia, jogadores até então nucleares no onze’ da turma das quinas, como Costinha e Maniche, deixaram de ser convocados, o que também constituiu um sério aviso para o resto do grupo e a ideia de que não existem lugares reservados na Selecção Nacional.
RONALDO REJEITA PROTAGONISMO E REPARTE ÊXITO COM COLEGAS
No regresso ao estágio da Selecção, após o almoço de ontem, Ronaldo rejeitou aceitar a ideia de que ele e Quaresma foram os responsáveis pelo triunfo frente à Bélgica. “Não fomos só nós. Foi também o João Moutinho, o Tiago, o Jorge Andrade, entre outros. Globalmente, a equipa esteve muito bem, mostrou grande confiança e praticou futebol de boa qualidade”, explicou.
Segue-se agora a Sérvia, segunda parte da jornada dupla. Ronaldo espera para este jogo dificuldades acrescidas.: “A Sérvia será muito mais difícil. Até porque o jogo é fora de casa. Para ganhar, temos de jogar muito bem, tal como fizemos frente à Bélgica.” Paulo Ferreira, por sua vez, disse que um empate com a Sérvia “não será mau”, mas garante que o objectivo “é a vitória”.
APONTAMENTOS
TREINO SÓ PARA DEZ
Os titulares do jogo contra a Bélgica foram ontem dispensados do treino vespertino no Estádio Nacional. Nesta sessão estiveram presentes dez jogadores, a saber: Daniel Fernandes, Caneira, Manuel da Costa, Fernando Meira, Raúl Meireles, Hugo Viana, Nani, Simão, Hélder Postiga e Hugo Almeida.
TODOS APTOS
O jogo com a Bélgica deixou pequenas mazelas em alguns jogadores. Contudo, de acordo com informação prestada pelo departamento clínico da Selecção, todos os jogadores estão aptos para o jogo com a Sérvia, depois de amanhã.
TREINO E VIAGEM
A Selecção faz esta manhã um derradeiro treino em solo português, antes da viagem para a Sérvia, às 15h00. A sessão matinal decorre, como tem sido norma nos últimos dias, no Estádio Nacional, a partir das 09h00.
ELOGIOS A RONALDO
Roy Keane, antigo capitão do Manchester United - agora é treinador do Sunderland - classificou Cristiano Ronaldo como “o melhor jogador do Mundo. Tem sido fantástico, durante esta época. Tem potencialidades assustadoras. Ele é o tipo de jogador que faz com que valha a pena pagar para ver jogar”.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)