Barra Cofina

Correio da Manhã

Desporto
2

Fim de Saviola era exagero

Eram claramente exageradas as notícias do fim de Javier Saviola no Benfica, fez questão de demonstrar ontem o argentino, grande figura da vitória larga com que a equipa de Jorge Jesus atinge a liderança da Liga. Saviola marcou dois golos, proporcionou várias defesas a Cássio, participou no quarto golo e vincou a importância da sua posição no plantel encarnado.
2 de Outubro de 2011 às 01:00
O argentino Saviola, na foto a ser cumprimentado por Bruno César, esteve em grande destaque ao apontar dois golos frente ao Paços
O argentino Saviola, na foto a ser cumprimentado por Bruno César, esteve em grande destaque ao apontar dois golos frente ao Paços FOTO: Vítor Mota

Frente a um Paços de Ferreira cheio de problemas e muito ingénuo, com vários jogadores sem traquejo de 1ª Liga, o Benfica confiou que o tempo se encarregaria de resolver a contenda e exerceu um domínio territorial sem chama nem espectacularidade. A superioridade individual começou a ser vincada nos primeiros lances de Cardozo, que esteve perto do golo, mas, a partir dos 15 minutos, o ‘show’ foi do parceiro Saviola, que marcou por duas vezes.

Primeiro no termo de uma grande jogada colectiva que passou de Aimar para Maxi e finalmente para Cardozo fazer a assistência final (22’) e depois no primeiro golo de pontapé de canto da época, directamente de Bruno César para o vólei do argentino, ‘esquecido’ atrás da linha defensiva pacense.

Jorge Jesus pediu mais empenho para a segunda parte, mas foi preciso um erro de Luisão, a provocar uma grande penalidade e o golo sofrido da ordem, seguido de uma oportunidade de Melgarejo salva por Artur, para soar o alarme e uma medida extrema, que rapidamente acabou com a veleidade: a entrada do furioso Nolito.

Em cinco minutos, o espanhol revolucionou o jogo e repôs as diferenças, com o 3-1 a surgir também de bola parada, num canto, com a defesa nortenha a esquecer-se de Luisão, e logo de seguida o próprio Nolito a fechar o segundo 4-1 consecutivo na Luz, numa tabela com Saviola.

UM 'CONEJO' NA EMENTA DE AIMAR

SAVIOLA – É caso para se dizer que Jesus tirou dois ‘Conejos’ da cartola. Saviola marcou dois – podia ter feito mais –, participou em muitas jogadas e a exibição fez lembrar os seus melhores tempos.

Artur – Quantitativamente, teve pouco trabalho, mas, com o resultado em 2-1, negou o empate com uma defesa espectacular.

Maxi Pereira – O lateral teve acção decisiva no golo inaugural, com o cruzamento para Cardozo, que assistiu Saviola.

Luisão – Cometeu o penálti sobre Luisinho, convertido por Michel, mas redimiu-se ao marcar o 3º da sua equipa. Pontualmente não foi tão determinante como é hábito.

Garay – O sentido posicional é o seu forte e permitiu-lhe emendar muitas situações em que Luisão não conseguiu afastar o perigo.

Emerson – O brasileiro realizou uma exibição segura e até teve oportunidade de subir no terreno e criar desequilíbrios.

Matic – Não tem a exuberância de Javi García, mas estreou-se a titular com uma exibição segura.

Gaitán – Revelou alguns problemas na recepção da bola e acabou por ser substituído, quando revelava cansaço.

Aimar – Respondeu bem aos elogios de Lionel Messi e puxou dos galões para comandar o jogo ofensivo da equipa. O passe para Maxi Pereira, no lance do primeiro golo, ficou na retina dos espectadores.

Bruno César – Tem propensão para procurar o remate em qualquer situação e a verdade é que constitui ameaça para qualquer guarda-redes. Saiu numa fase em que a equipa dava mostras de estar a quebrar.

Cardozo – Apareceu pouco em jogo, sobretudo no capítulo dos remates, mas procurou tabelar e foi preponderante no primeiro golo, ao servir Saviola.

Nolito – Entrou, mexeu com o jogo e voltou a marcar. Um caso raro de sucesso na Luz.

Witsel – Entrou para jogar à direita, já com o resultado feito.

Rodrigo – Nada acrescentou.

"JESUS SABE QUE DEVE PENSAR SÓ NO BENFICA E NÃO NOS OUTROS"

"Já tivemos diversas conversas com o nosso treinador e ele sabe que deve pensar só no Benfica e não nos outros. Eu próprio também não compreendi porque é que ele falou de quem quer que seja. Mas foi no momento", disse ontem Luís Filipe Vieira, confrontado com as recentes trocas de palavras entre Jorge Jesus, de 57 anos, e Vítor Pereira, de 43.

A última picardia entre os dois treinadores ocorreu depois do clássico (2-2) da 6ª jornada, no Dragão. Vítor Pereira acusou os encarnados de apostarem numa abordagem de "contenção", ao que Jesus respondeu: "Quem mexeu na equipa para manter o ponto?"

À margem da inauguração das novas instalações da casa do Benfica em Proença--a-Nova, distrito de Castelo Branco, o presidente das águias deixou elogios ao técnico dos azuis-e--brancos. "O que posso dizer em relação a Vítor Pereira é que é um treinador jovem, bastante ambicioso e que já deu todas as suas provas. Independentemente de algum resultado menos bom, por vezes coloca-se logo em causa o trabalho das pessoas", frisou o dirigente, acrescentando: "Já deu provas mais do que suficientes da sua capacidade para orientar qualquer grande clube em Portugal, ou no estrangeiro."

Vieira falou ainda dos objectivos do Benfica na temporada 2011/12: "Ambicionamos ganhar todos os títulos, respeitando o FC Porto, Sporting e Sp. Braga."

FICHA DE JOGO

LIGA – 7.ª Jornada – 1/10/2011

Estádio da Luz – Assistência: 33 467

BENFICA: Artur, Maxi, Luisão, Garay, Emerson, Matic, Nico Gaitán, Witsel, Aimar, Bruno César, Nolito, Cardozo, Saviola, Rodrigo

SUPLENTES NÃO UTILIZADOS

Eduardo, R. Amorim, R. Mora, Jardel

TREINADOR: JORGE JESUS

P. FERREIRA: Cássio, Luisinho, J. Cohene, Eridson, D. Figueiras, Luiz Carlos, F. Anunciação, Vítor, Sassá, Josué, Melgarejo, Caetano, William, Michel

SUPLENTES NÃO UTILIZADOS

A. Filpe, Lugo, Bacar, João Paulo

TREINADOR: LUÍS MIGUEL

Golos: 1-0 Saviola (22’), 2-0 Saviola (43’), 2-1 Michel (51’ gp), 3-1 Luisão (65’) e 4-1 Nolito (67’)

Árbitro: Bruno Esteves (Setúbal) 8

Disciplina: Amarelos: Melgarejo (9’), Matic (45 + 1’), Luisão (51’), Gaitán (52’), Josué (54’), Luisinho (68’) e Nolito (88’)

Figura do jogo: Javier Saviola, avançado, 29 anos

benfica paços de ferreira saviola aimar liga futebol
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)