Barra Cofina

Correio da Manhã

Desporto
4

Final da Champions é na Luz em 2014

O Estádio da Luz foi ontem escolhido pela UEFA para receber a final da Liga dos Campeões de 2014, ano que assinala o décimo aniversário da final do Euro 2004, que teve lugar em Lisboa, em que Portugal foi vice-campeão (0-1, diante da Grécia).
21 de Março de 2012 às 01:00
O Estádio da Luz tem capacidade para 65 647 espectadores e custou 120 milhões de euros
O Estádio da Luz tem capacidade para 65 647 espectadores e custou 120 milhões de euros FOTO: Paulo Calado/Record

"A decisão da UEFA premeia a qualidade e as condições que o Estádio da Luz apresenta, mas é igualmente o reconhecimento do trabalho desenvolvido pelo Benfica nos últimos anos e, ainda, um justo prémio à qualidade que o futebol português tem vindo a evidenciar a nível europeu. Esta é uma boa notícia para o Benfica, mas é sobretudo uma boa notícia para Portugal" disse ontem Luís Filipe Vieira, presidente do Benfica.

Em declarações ao site do clube, Vieira agradeceu ainda ao antigo vice-presidente, Mário Dias: "Sem ele, seguramente, não havia nem estádio, nem final da Liga dos Campeões, em Portugal, em 2014."

Desde a inauguração, em Outubro de 2003 (Benfica venceu o Nacional de Montevideo, por 2-1, com um bis de Nuno Gomes), que a Luz entrou no restrito lote de estádios de cinco estrelas atribuídos pelo órgão que gere os destinos do futebol europeu.

O anterior recinto das águias já tinha recebido uma final europeia: em 1992, os alemães do Werder Bremen venceram o Mónaco, por 2-0, no derradeiro jogo da Taça UEFA.

A final deste ano será na Arena de Munique, a 19 de Maio, enquanto a de 2013 será disputada em Wembley (Londres). O Comité Executivo da UEFA anunciou, ainda, que a final da Liga Europa de 2014 terá lugar no novo estádio da Juventus. Será a primeira vez que a Itália acolhe o jogo decisivo da segunda prova europeia de clubes, desde que é disputada em um único encontro.

Ver comentários