Barra Cofina

Correio da Manhã

Desporto
1

Final é "oportunidade única" de entrar na história

João Mário admite ser normal que França se sinta favorita.
8 de Julho de 2016 às 11:06
João Mário lembrou que a França "não é só Griezmann"
João Mário lembrou que a França 'não é só Griezmann' FOTO: Miguel A.Lopes/Lusa
João Mário afirmou esta sexta-feira que a final do Euro2016, no domingo frente a França, é uma "oportunidade única" para os jogadores de Portugal, que têm a "ambição" de querer ficar na história do futebol nacional.

"Todos nós pensamos que é o jogo das nossas vidas. Portugal nunca venceu um título. Podemos fazer história. Não há nada como disputar uma competição e agora uma final pelo nosso país", disse João Mário, acrescentado que os jogadores têm consciência de que a presença no Stade de France, em Paris, será uma "oportunidade única".

Na última conferência de imprensa no Centro Nacional de Râguebi francês, em Marcoussis, o médio do Sporting admitiu que é normal que a formação gaulesa se sinta favorita, devido à sua história e por estar a jogar em casa, fatores que mesmo assim não incomodam Portugal.

"Os franceses podem acreditar nisso, mas tenho a certeza de que 100% dos portugueses acreditam na nossa vitória e é nisso que nós todos também iremos acreditar. Temos uma ambição muito grande, sabemos do nosso passado com a França e temos o direito de sonhar", frisou o internacional luso.

Para já, o trabalho da seleção portuguesa passa por analisar a formação de Didier Deschamps, de forma a poder chegar à final com a "lição bem estudada" e conseguir levantar o troféu.

"Tem vindo a fazer uma excelente prova, tal como nós. Sabemos que vamos ter pela frente um excelente adversário e que chega a esta final com todo o mérito", referiu o jogador de 23 anos.

João Mário lembrou que a França "não é só Griezmann", melhor marcador da prova, com seis golos, e um das grandes figuras da competição, e destacou a experiência dos jogadores gauleses.

"São excelentes jogadores. Jogam quase todos em grandes equipas e grandes campeonatos. São todos uma ameaça para nós, não só Griezmann. Ele fez um excelente campeonato, mas o nosso foco é como vamos conseguir parar a França como seleção", disse.

Para o médio formado no Sporting, Portugal chega à final do Euro2016 muito graças ao misto de "juventude e experiência" que existe na equipa, que resulta numa "combinação perfeita".

"Foi isso que nos levou a chegar até à final. Há jogadores que nos aconselham em certas partes dos jogos, enquanto os mais jovens contribuem com irreverência. A idade não conta, conta o que um jogador pode produzir", explicou João Mário.

No Euro2016, João Mário, que tem 17 jogos pela seleção principal e nenhum golo marcado, só não foi titular frente à Áustria (0-0), partida da segunda jornada do Grupo F, em que entrou na segunda parte.

O Portugal-França está agendado para as 21h00 (20h00 de Lisboa) e terá arbitragem do inglês Mark Clattenburg.

A seleção portuguesa vai pela segunda vez disputar uma final de um Campeonato da Europa, repetindo o feito do Euro2004. Na altura, no Estádio da Luz, em Lisboa, Portugal foi derrotado pela Grécia (1-0).
João Mário França Portugal futebol euro 2016
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)