Barra Cofina

Correio da Manhã

Desporto
5

Fórmula 1: Mark Webber vence última corrida do campeonato

O piloto australiano Mark Webber, ao volante de um Red Bull, conquistou este domingo a primeira vitória no Mundial de Fórmula 1 de 2011, ao vencer o Grande Prémio do Brasil, 19.ª e última prova do campeonato.
27 de Novembro de 2011 às 19:47
Australiano festejou vitória num campeonato dominado pelo colega Sebastian Vettel
Australiano festejou vitória num campeonato dominado pelo colega Sebastian Vettel FOTO: Sérgio Moraes/Reuters

O alemão Sebastian Vettel, que tinha assegurado há várias semanas a revalidação do título mundial, partiu da 'pole position' e dominou a corrida  até à 30.ª volta, altura em que o colega de equipa na Red Bull o ultrapassou com inesperada facilidade.  

Vettel recebeu instruções das 'boxes' para reduzir o andamento, devido a problemas na caixa de velocidades, e "estendeu a passadeira" para a ultrapassagem de Webber, que não hesitou a caminho da sétima vitória na carreira e ao terceiro lugar final no Campeonato do Mundo.

"Foi uma corrida muito boa. Não foi nada mau terminar a época desta maneira. Teria sido bom lutar [com Vettel] até ao fim, mas ele teve um pequeno problema", observou Webber.  

O australiano conquistou o segundo triunfo em Interlagos, depois do sucesso obtido em 2009, enquanto Vettel, vencedor no circuito de São Paulo  no ano passado, teve que resignar-se ao segundo lugar do pódio, após ter cometido um erro na fase final, que o deixou a mais de 16 segundos.  

Os problemas na caixa de velocidades do monolugar de Vettel desapareceram quase imediatamente depois de ter sido ultrapassado por Webber e o piloto germânico não teve qualquer dificuldade em seguir o colega de equipa, tendo inclusivamente estabelecido por várias vezes a volta mais rápida.  

O bicampeão mundial terminou o campeonato com 11 vitórias em 19 corridas, mesmo sem ganhar nenhuma das últimas duas provas, pois abandonou no início da anterior, realizada em Abu Dhabi, devido a um furo.  

"Tivemos uma temporada extraordinária e seria inapropriado ficar agora desapontado [devido aos problemas na caixa de velocidades]. Terminei em segundo lugar, numa 'dobradinha' da equipa, o que é fantástico", assinalou Vettel.  

O britânico Jenson Button (McLaren) nunca esteve em posição de incomodar os dois pilotos da Red Bull, clara vencedora do Mundial de Construtores, e lutar pela vitória, mas o terceiro lugar no Brasil permitiu-lhe terminar o campeonato na segunda posição.  

O colega de equipa da McLaren, o britânico Lewis Hamilton, teve pior sorte, abandonando à 48.ª volta, também devido a um problema na caixa de  velocidades, o que facilitou a tarefa do espanhol Fernando Alonso (Ferrari), que terminou no quarto posto.

Fórmula 1 Grande Prémio Interlagos Mark Webber Sebastian Vettel Red Bull Lewis Hamilton Jenson Button
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)