Barra Cofina

Correio da Manhã

Desporto
3

Frankfurt com desforra à vista na Liga Europa

Equipa de Bruno Lage defronta quinto classificado da Liga alemã nos quartos de final.
Pedro Carreira 16 de Março de 2019 às 09:27
Luka Jovic, avançado do E. Frankfurt
Luisão representou o Benfica
Luka Jovic
Luka Jovic, avançado do E. Frankfurt
Luisão representou o Benfica
Luka Jovic
Luka Jovic, avançado do E. Frankfurt
Luisão representou o Benfica
Luka Jovic
O sonho europeu do Benfica de Bruno Lage terá Frankfurt como paragem obrigatória. Os alemães jogam primeiro na Luz, a 11 de abril, e recebem depois os encarnados, no dia 18, nos quartos de final da Liga Europa.

O sorteio desta sexta-feira ditou ainda que, em caso de qualificação, as águias defrontam o Chelsea ou o Slavia Praga nas meias-finais.

Os jogos frente à formação germânica acontecem num período particularmente preenchido do calendário do Benfica das próximas semanas.

Ainda assim, e pelo menos em teoria, há boas notícias para aqueles que sonham com o regresso do clube da Luz aos troféus europeus. No campeonato, prioridade máxima da estrutura benfiquista, os adversários nesta fase da época serão Feirense (dia 7), V. Setúbal (14) e Marítimo (20) - equipas que estão nos últimos lugares da classificação.

No arranque desta série de vários encontros num curto espaço de tempo, há dérbi em Alvalade (dia 3) frente ao Sporting, na segunda mão das meias-finais da Taça de Portugal (encarnados venceram 2-1 na Luz).

O reencontro entre Luka Jovic e o Benfica é um dos principais atrativos desta eliminatória. "É claro que estou feliz por voltar a Lisboa", disse o avançado sérvio, que está emprestado à formação alemã pelas águias - o Eintracht já fez saber que vai exercer a cláusula de opção no valor de 12 milhões de euros. O português Gonçalo Paciência, ex-FC Porto, é o outro dos nomes mais conhecidos da equipa orientada pelo austríaco Adolf ‘Adi’ Hutter.

Em aberto está a repetição, nas ‘meias’, da final da Liga Europa de 2012/13, então ganha pelo Chelsea ao Benfica de Jorge Jesus (2-1). Já Nápoles, Arsenal, Villarreal e Valência só podem ser adversários na final de Baku, no Azerbaijão, a 29 de maio.

No quinto lugar da Bundesliga, o Eintracht Frankfurt é o único clube alemão ainda em prova nas competições da UEFA. É apontado, pelas casas de apostas, como favorito nesta eliminatória frente ao Benfica.

Frankfurt à lupa
Como jogam
O E. Frankfurt pode jogar num sistema com três centrais ou em 4x4x2. Equipa muito forte nas transições ofensivas. Com jogadores rápidos na frente, tem 50 golos marcados na Bundesliga e é o terceiro melhor ataque da prova, atrás de Bayern (62) e B. Dortmund (61).

A estrela
Luka Jovic não se impôs no Benfica, mas é a estrela do E. Frankfurt (22 golos nesta época). Cobiçado pelo Barcelona e por outros gigantes europeus. Os catalães admitem pagar 45 milhões de euros por este avançado sérvio de 21 anos.

O treinador
Adi Huttler, austríaco de 49 anos, chegou a Frankfurt após ter sido campeão na Áustria (Salzburgo, 2014/15) e na Suíça (Young Boys, 2017/18), quebrando a hegemonia do Basileia

Luisão quer foco total
"Não há adversários fáceis na Liga Europa. Temos de estar no máximo da concentração e bem preparados para seguir em frente", disse Luisão, representante do Benfica no sorteio realizado esta sexta-feira, em Nyon, na Suíça.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)