Negócio sobre Roberto escutado na investigação ao FC Porto.
A investigação às transferências de jogadores no Benfica – que só recentemente foi conhecida mas que já remonta ao ano passado – começou com escutas interceptadas no âmbito do processo ‘Furacão’ – a investigação de branqueamento de capitais no sistema bancário. Paralelamente, as escutas que tiveram como interlocutor o empresário Jorge Mendes e Bárbara Vara, sua colaboradora, e que diziam respeito ao negócio do guarda-redes espanhol comprado pelo Benfica – tal como o CM já noticiou –, estão no mesmo processo que levou no mês passado a PJ à Luz e foram apanhadas na investigação de branqueamento que tinha como alvo os azuis--e-brancos e que foram abertas na sequência do ‘Apito Dourado’. Foram extraídas certidões, e as suspeitas estão a ser investigadas pela unidade que combate o crime económico e financeiro da Polícia Judiciária.
Também o processo em que se investigam as transferências dos azuis-e-brancos – havendo igualmente suspeitas de branqueamento, fraude fiscal e burla – se encontram na mesma unidade da Judiciária, depois de a equipa liderada por Maria José Morgado ter sido extinta no ano passado. Os casos acabaram por se cruzar, e só agora estará tudo a ser unificado. Há muitas escutas que foram já "arquivadas" por ser difícil o seu enquadramento criminal. E dificilmente alguma vez poderão ser usadas para punir comportamentos disciplinares, já que a Justiça não as enviou para os órgãos desportivos.
Ainda segundo o CM apurou, também as secções do DIAP que coordenam estas investigações são diferentes. Por exemplo, no caso do Benfica, o processo principal encontra-se na 3ª secção, que é responsável pela investigação das burlas. O processo que visa o FC Porto está a cargo da área onde se investiga a corrupção. Nenhuma das investigações tem, para já, arguidos.
LUÍS DUQUE ACUSADO DE FRAUDE
Luís Duque, administrador da SAD do Sporting, foi recentemente acusado de fraude fiscal e branqueamento de capitais, no caso da transferência de João Pinto do Benfica para Alvalade em 2000. O jogador e o antigo director financeiro do clube também estão acusados.
EQUIPA DE 30 A INVESTIGAR
O procurador Rosário Teixeira, que já teve a seu cargo alguns dos maiores processos de fraude fiscal, lidera a investigação do processo ‘Furacão’ desde 2005. A equipa liderada pelo magistrado conta actualmente com 30 elementos, que investigam crimes de evasão fiscal e branqueamento de capitais. O último reforço na investigação ocorreu no final de 2009, com a entrada de dois magistrados. O objectivo era tentara acelerar a dedução das acusações.
TRANSFERÊNCIA DE JÚLIO CÉSAR
A transferência do guarda-redes Júlio César do Belenenses para a Luz é um dos negócios que estão também a ser investigados pela Polícia Judiciária. Durante as buscas realizadas, os inspectores apreenderam vários documentos relacionados com a transferência. Em causa está a suspeita de ter havido comissões no negócio liderado pelo advogado de Jorge Jesus.
NACIONAL SUSPEITO DE FRAUDES FISCAIS
Nasceu das certidões do ‘Apito Dourado’, foi investigado pela equipa liderada por Maria José Morgado, mas só agora entrou na sua recta final. O relatório da Polícia Judiciária está concluído e encontra-se já com o magistrado do DIAP de Lisboa que ultima a acusação. Estão em causa transferências de jogadores do Nacional da Madeira e o pagamento dos chamados ‘direitos de imagem’. O CM sabe que o processo tem mais de 30 arguidos, entre eles José Peseiro, que chegou a treinar o clube insular. Não é líquido que o treinador venha a ser acusado.
As suspeitas são em tudo semelhantes ao negócio feito pelo Sporting no caso de João Pinto. Nessa situação, as autoridades acreditam que o jogador recebeu o prémio de contratação através daquela ‘figura desportiva’, como forma de não pagar impostos. Foram detectadas depois transferências de dinheiro por vários paraísos fiscais da Europa, o que levou a Justiça a acusar os envolvidos de branqueamento de capitais e fraude fiscal. Nessa situação, também José Veiga, que terá negociado a aquisição do atleta por parte dos leões, vai ser julgado.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt
o que achou desta notícia?
concordam consigo
A redação do CM irá fazer uma avaliação e remover o comentário caso não respeite as Regras desta Comunidade.
O seu comentário contem palavras ou expressões que não cumprem as regras definidas para este espaço. Por favor reescreva o seu comentário.
O CM relembra a proibição de comentários de cariz obsceno, ofensivo, difamatório gerador de responsabilidade civil ou de comentários com conteúdo comercial.
O Correio da Manhã incentiva todos os Leitores a interagirem através de comentários às notícias publicadas no seu site, de uma maneira respeitadora com o cumprimento dos princípios legais e constitucionais. Assim são totalmente ilegítimos comentários de cariz ofensivo e indevidos/inadequados. Promovemos o pluralismo, a ética, a independência, a liberdade, a democracia, a coragem, a inquietude e a proximidade.
Ao comentar, o Leitor está a declarar que é o único e exclusivo titular dos direitos associados a esse conteúdo, e como tal é o único e exclusivo responsável por esses mesmos conteúdos, e que autoriza expressamente o Correio da Manhã a difundir o referido conteúdo, para todos e em quaisquer suportes ou formatos actualmente existentes ou que venham a existir.
O propósito da Política de Comentários do Correio da Manhã é apoiar o leitor, oferecendo uma plataforma de debate, seguindo as seguintes regras:
Recomendações:
- Os comentários não são uma carta. Não devem ser utilizadas cortesias nem agradecimentos;
Sanções:
- Se algum leitor não respeitar as regras referidas anteriormente (pontos 1 a 11), está automaticamente sujeito às seguintes sanções:
- O Correio da Manhã tem o direito de bloquear ou remover a conta de qualquer utilizador, ou qualquer comentário, a seu exclusivo critério, sempre que este viole, de algum modo, as regras previstas na presente Política de Comentários do Correio da Manhã, a Lei, a Constituição da República Portuguesa, ou que destabilize a comunidade;
- A existência de uma assinatura não justifica nem serve de fundamento para a quebra de alguma regra prevista na presente Política de Comentários do Correio da Manhã, da Lei ou da Constituição da República Portuguesa, seguindo a sanção referida no ponto anterior;
- O Correio da Manhã reserva-se na disponibilidade de monitorizar ou pré-visualizar os comentários antes de serem publicados.
Se surgir alguma dúvida não hesite a contactar-nos internetgeral@medialivre.pt ou para 210 494 000
O Correio da Manhã oferece nos seus artigos um espaço de comentário, que considera essencial para reflexão, debate e livre veiculação de opiniões e ideias e apela aos Leitores que sigam as regras básicas de uma convivência sã e de respeito pelos outros, promovendo um ambiente de respeito e fair-play.
Só após a atenta leitura das regras abaixo e posterior aceitação expressa será possível efectuar comentários às notícias publicados no Correio da Manhã.
A possibilidade de efetuar comentários neste espaço está limitada a Leitores registados e Leitores assinantes do Correio da Manhã Premium (“Leitor”).
Ao comentar, o Leitor está a declarar que é o único e exclusivo titular dos direitos associados a esse conteúdo, e como tal é o único e exclusivo responsável por esses mesmos conteúdos, e que autoriza o Correio da Manhã a difundir o referido conteúdo, para todos e em quaisquer suportes disponíveis.
O Leitor permanecerá o proprietário dos conteúdos que submeta ao Correio da Manhã e ao enviar tais conteúdos concede ao Correio da Manhã uma licença, gratuita, irrevogável, transmissível, exclusiva e perpétua para a utilização dos referidos conteúdos, em qualquer suporte ou formato atualmente existente no mercado ou que venha a surgir.
O Leitor obriga-se a garantir que os conteúdos que submete nos espaços de comentários do Correio da Manhã não são obscenos, ofensivos ou geradores de responsabilidade civil ou criminal e não violam o direito de propriedade intelectual de terceiros. O Leitor compromete-se, nomeadamente, a não utilizar os espaços de comentários do Correio da Manhã para: (i) fins comerciais, nomeadamente, difundindo mensagens publicitárias nos comentários ou em outros espaços, fora daqueles especificamente destinados à publicidade contratada nos termos adequados; (ii) difundir conteúdos de ódio, racismo, xenofobia ou discriminação ou que, de um modo geral, incentivem a violência ou a prática de atos ilícitos; (iii) difundir conteúdos que, de forma direta ou indireta, explícita ou implícita, tenham como objetivo, finalidade, resultado, consequência ou intenção, humilhar, denegrir ou atingir o bom-nome e reputação de terceiros.
O Leitor reconhece expressamente que é exclusivamente responsável pelo pagamento de quaisquer coimas, custas, encargos, multas, penalizações, indemnizações ou outros montantes que advenham da publicação dos seus comentários nos espaços de comentários do Correio da Manhã.
O Leitor reconhece que o Correio da Manhã não está obrigado a monitorizar, editar ou pré-visualizar os conteúdos ou comentários que são partilhados pelos Leitores nos seus espaços de comentário. No entanto, a redação do Correio da Manhã, reserva-se o direito de fazer uma pré-avaliação e não publicar comentários que não respeitem as presentes Regras.
Todos os comentários ou conteúdos que venham a ser partilhados pelo Leitor nos espaços de comentários do Correio da Manhã constituem a opinião exclusiva e única do seu autor, que só a este vincula e não refletem a opinião ou posição do Correio da Manhã ou de terceiros. O facto de um conteúdo ter sido difundido por um Leitor nos espaços de comentários do Correio da Manhã não pressupõe, de forma direta ou indireta, explícita ou implícita, que o Correio da Manhã teve qualquer conhecimento prévio do mesmo e muito menos que concorde, valide ou suporte o seu conteúdo.
ComportamentoO Correio da Manhã pode, em caso de violação das presentes Regras, suspender por tempo determinado, indeterminado ou mesmo proibir permanentemente a possibilidade de comentar, independentemente de ser assinante do Correio da Manhã Premium ou da sua classificação.
O Correio da Manhã reserva-se ao direito de apagar de imediato e sem qualquer aviso ou notificação prévia os comentários dos Leitores que não cumpram estas regras.
O Correio da Manhã ocultará de forma automática todos os comentários uma semana após a publicação dos mesmos.
Para usar esta funcionalidade deverá efetuar login.
Caso não esteja registado no site do Correio da Manhã, efetue o seu registo gratuito.
Escrever um comentário no CM é um convite ao respeito mútuo e à civilidade. Nunca censuramos posições políticas, mas somos inflexiveis com quaisquer agressões. Conheça as
Inicie sessão ou registe-se para comentar.