Segundo a agência Lusa, os novos campeões do torneio de futebol da igreja católica, que se realiza há quatro anos, repetiram o êxito alcançado na época passada quando venceram a Taça Clericus, depois de uma vitória 2-1 sobre o mesmo adversário.
Apoiados por algumas centenas de adeptos, alguns envergando batinas, os homens do Instituto Neocatecumenal Redemptoris Mater chegaram à vitória através de um golo do capitão de equipa, Davide Tisato.
A prova, aberta apenas a sacerdotes e seminaristas, tem ainda outras particularidades, como a obrigatoriedade de os jogos só se realizam ao sábado (domingo é Dia do Senhor) e a expulsão imediata de qualquer jogador que profira uma blasfémia.
Outra das particularidades acontece no final dos jogos, quando os jogadores rezam virados para a Basílica de São Pedro.
O campeonato da igreja católica realiza-se em dois grupos de oito equipas, apurando-se para disputar o título o primeiro classificado de cada um deles.
Segundo dados divulgados pela organização da prova, este ano participaram no campeonato 373 jogadores, repartidos por 65 nacionalidades.
Os países mais representados foram o México (49 jogadores), Itália (45) e Brasil (24), terminando a lista de participantes com os 23 países que têm um único jogador, designadamente Lesoto, Vietname, Moçambique, Dinamarca, Panamá e Eslováquia.