Barra Cofina

Correio da Manhã

Desporto
5

Futsal: Portugal inicia Europeu com ambições

A selecção portuguesa de futsal vai procurar, a partir de quarta-feira, reforçar o estatuto de vice-campeão Europeu, na competição continental, que vai ser disputada na Croácia.
30 de Janeiro de 2012 às 10:30
Ricardinho é a principal figura da selecção portuguesa
Ricardinho é a principal figura da selecção portuguesa FOTO: Francisco Paraíso

Depois da presença na final em 2010, quando perdeu o jogo decisivo frente à Espanha, que já conquistou o ceptro por cinco vezes e venceu as últimas três edições do Euro, Portugal surge agora no lote de favoritos.

O primeiro teste à equipa lusa está marcado para quarta-feira, frente ao Azerbaijão, na Arena de Zagreb, no jogo inaugural do Grupo D. O Azerbaijão tem vários brasileiros naturalizados e no Euro2010 foi batido por Portugal, nas meias-finais, no desempate através de grandes penalidades.

O selecionador português, Jorge Braz, já advertiu para a "qualidade, experiência internacional, capacidade competitiva e organização" da formação azeri, cujo encontro servirá de barómetro para medir as aspirações lusas.

Aliás, o primeiro encontro é unanimemente destacado como o mais importante, mas segue-se a segunda jornada da poule, diante da Sérvia, no domingo, também em Zagreb.

Os sérvios, segundo Braz, são tradicionalmente menos organizados coletivamente, mas fortes individualmente, técnica e fisicamente.

Para já, estas são as duas finais que Portugal tem pela frente, sabendo que o primeiro lugar do Grupo D a coloca perante o segundo classificado do agrupamento C (Itália, Rússia e Turquia) no jogo dos quartos de final, enquanto o segundo terá de medir forças com o vencedor da poule.

A selecção russa, campeã em 1999, a Itália, vencedora em 2003, a inevitável Espanha, juntamente com Portugal, República Checa, terceira em 2010, e Azerbaijão são os mais fortes candidatos a erguer o troféu, a 11 de fevereiro, em Zagreb.

Portugal participa pela sexta vez na fase final de um Europeu de futsal, com uma final no historial, mas também um quarto lugar (2007). Nas outras três presenças (1999, 2003 e 2005), a equipa das quinas não superou a fase de grupos.

europeu futsal selecção portugal croácia campeonato da europa
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)