Barra Cofina

Correio da Manhã

Desporto
5

Futsal: Portugal nos quartos de final mesmo se perder

A Sérvia bateu esta sexta-feira em Zagreb (Croácia) o Azerbaijão, por 9-8, em emotivo jogo da fase de grupos do Europeu de Futsal, apurando-se, bem como Portugal, para os quartos de final do torneio.
4 de Fevereiro de 2012 às 12:59
João Benedito é o guarda-redes da Selecção de Portugal
João Benedito é o guarda-redes da Selecção de Portugal FOTO: Francisco Paraíso

No arranque do grupo D, Portugal ganhara ao Azerbaijão por 4-1, pelo que o Portugal-Sérvia deste domingo servirá apenas para definir quem fica em primeiro do grupo, com vantagem para Portugal, a quem basta o empate.

Situação idêntica se vive no grupo C, que esta sexta-feira avançou em Split com a goleada de 5-0 da Rússia à Turquia, o que por 'arrastamento' também apura a Itália, já vencedora dos turcos por 3-1. Para o jogo que vai decidir quem fica em melhor posição no grupo, a Rússia leva vantagem.

Quando ainda falta uma jornada da fase de grupos, está quase completo o quadro de equipas apurados para os 'quartos': Espanha (campeão), Portugal (vice-campeão), Rússia, Ucrânia, Roménia, Sérvia e Itália são as sete que já estão apuradas.

Apenas no grupo A ainda está uma vaga em aberto, que será disputada pela seleção anfitriã, a Croácia, e a República Checa.

Sérvios e azeris protagonizaram o mais emocionante jogo do torneio, até ao momento, com nada menos que 17 golos e constantes alterações no marcador, ficando o resultado final incerto até aos últimos segundos, já que com mais um golo o Azerbaijão continuava em prova.

Felipe, aos oito segundos, adiantou o Azerbeijão e fez o mais rápido golo do torneio, dando mote para um jogo 'endiabrado' recheado de grandes golos e bom futsal, em que nenhuma equipa foi superior à outra.

 


O Azerbaijão chegou ao intervalo a ganhar por 4-3 e nunca se registou uma diferença superior a dois golos no marcador, com o último golo a ser apontado a um minuto apenas do final.

Com um 'poker' de golos no jogo, o sérvio Vidan Bojovic é agora o melhor marcador do Europeu de Futsal.

No Spaladium Arena de Split, a Rússia goleou a Turquia por 5-0, com 2-0 ao intervalo, e parece séria candidata a um lugar no pódio.

A Rússia, campeã na edição de 1999, é tradicionalmente uma séria candidata a chegar ao grupo dos últimos quatro em prova.

Futsal Portugal Espanha Azerbaijão Sérvia Turquia Croácia Zagreb
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)