Barra Cofina

Correio da Manhã

Desporto
3

Gil faz história e ganha 20500 €

Frederico Gil será para sempre lembrado na história do Estoril Open como o primeiro português a alcançar as meias-finais da prova. O tenista lisboeta venceu ontem Rui Machado no inédito confronto fratricida dos ‘quartos’ e defronta hoje o espanhol Guillermo Garcia Lopez.
8 de Maio de 2010 às 00:30
Frederico Gil derrotou o amigo e companheiro de treino Rui Machado
Frederico Gil derrotou o amigo e companheiro de treino Rui Machado FOTO: Hugo Correia/Reuters

Gil bateu Machado pelos parciais de 4-6, 7-6 (7-1) e 6-3, e garantiu um prémio de 20 500 euros, bem como 90 pontos ATP para o ranking mundial. Já o algarvio amealhou 11 740 euros e 45 pontos ATP.

'Foi uma batalha e jogámos os dois ao melhor nível. Chegar às ‘meias’ era um sonho. Estou bastante contente', disse Gil. 'As expectativas estavam baixas, mas as desistências acabaram por abrir o quadro. É preciso saber aproveitar', acrescentou o lisboeta, reconhecendo também a dificuldade do encontro de hoje: 'Lopez é um jogador completo, de nível muito alto. Eleva muito o jogo porque faz tudo bem.'

A felicidade de Gil contrastou com a desilusão de Machado, que admitiu não ter estado nas melhores condições: 'Tive problemas de estômago. Não me senti capaz de fazer o meu jogo habitual.' 'Ao Gil desejo toda a sorte do mundo amanhã [hoje]', frisou o algarvio, melhor luso do ranking (nº 114).

No outro jogo das ‘meias’, Roger Federer irá medir forças com Albert Montañes (nº 34), detentor do título. O nº 1 superiorizou-se ao francês Arnaud Clement por 7--6 (7) e 6-3 nos ‘quartos’, enquanto o espanhol bateu o uruguaio Pablo Cuevas por 6-3 e 6-4.

FRASE DO DIA

'Terei o público contra mim, mas farei como o Ronaldo', Garcia Lopez, Tenista Espanhol

DISCURSO DIRECTO

"CLEMENT DEU BOA RÉPLICA", Roger Federer, tenista que hoje defronta Montañes

Correio da Manhã – Sentiu alguma pressão no primeiro set...

– Tive de ter muita atenção no arranque para não errar, porque ele esteve muito bem. Tive de jogar seguro e só assim consegui melhorar. No segundo set abri mais o meu jogo e melhorei. O Clement deu boa réplica e obrigou-me a estar sempre atento.

– As condições atmosféricas afectaram o seu jogo?

– No court não estava muito vento. O terreno ficou um pouco lento devido à chuva, mas foi um campo onde gostei de jogar.

– Sente que pode vencer?

– As desistências de alguns jogadores aumentaram as minhas possibilidades, mas agora terei pela frente o Montañes. É um especialista em terra batida que joga bem e é agressivo. E importa lembrar que há um português nas meias-finais, algo de muito importante para o Estoril Open.

TARDE ANIMADA NO JAMOR

Quis o destino que dois portugueses se encontrassem nos quartos-de-final da edição deste ano do Estoril Open. Um argumento de peso para chamar entendidos e curiosos ao court principal do Jamor.

Como já vem sendo hábito, muitas caras conhecidas marcaram ontem presença no complexo desportivo, entre figuras da televisão, da representação, do desporto e da política. Sílvia Rizzo, Paulo Bento, Eduardo Madeira, Tiago Dores (Gato Fedorento), Tânia Ribas de Oliveira e Pedro Pinto foram apenas algumas das caras conhecidas. 'Não sou propriamente um entendido, mas sei dizer o que é um ‘ás’ ou ‘passing shot’. Gosto de ver ténis e gosto de jogar quando sou convidado', revelou, entre risos, Pedro Pinto.

SAIBA MAIS

'SUCESSO TREMENDO'

'Comparativamente com 2009, esta edição contou com muito mais gente e mais entusiasmo. É um sucesso tremendo', disse José Eduardo, director do catering.

7263

Espectadores estiveram ontem presentes no Complexo Desportivo do Jamor, naquela que foi a melhor sexta-feira de sempre do Torneio.

FINAL: SANTONJA E SEVASTOVA

A final do quadro feminino será disputada hoje entre a espanhola Arantxa Parra Santonja (bateu a romena Sorana Cirstea) e a letã Anastasija Sevastova (venceu a chinesa Shuai Peng)

HERMÍNIO: LIGA COMPETITIVA

'Um campeonato mais competitivo é difícil. A uma jornada do fim, ainda não sabemos quem é o campeão', disse ontem Hermínio Loureiro, à margem do Estoril Open

MARTIN: PROBLEMA ESTOMACAL

Frederico Gil defronta hoje o espanhol Garcia Lopez, que beneficiou da desistência do compatriota Alberto Martin (por problemas no estômago), quando liderava por 6-0 e 2-0

PROGRAMA DE HOJE

Jogos a partir das 12h30

COURT CENTRAL

FINAL FEMININA: Anastasija Sevastova (LET) – Arantxa Santonja (ESP)

Nunca antes das 14h50

Roger Federer (SUI) – Albert Montañes (ESP)

Frederico Gil (por) – Garcia-Lopez (esp)

Centralito – a partir das 11h30

FINAL DE PARES FEMININOS: Sorana Cirstea (ROM)/Anabel Medina Garrigues(ESP) - Vitalia Diatchenko (RUS)/Aurelie Vedy(FRA) 

Ver comentários