Barra Cofina

Correio da Manhã

Desporto
4

Golo de Sidnei furou a greve

Nuno Coelho de cabeça, grande defesa de Quim. Suazo chuta mal, por cima da baliza de Nélson. Assim fica arrumada a primeira parte. O resto foi uma partida de futebol em ritmo de música de elevador, com as equipas suavemente embaladas.
17 de Novembro de 2008 às 00:30
Katsouranis luta nas alturas com o tricolor Jardel perante o olhar de Aimar e de Luisão
Katsouranis luta nas alturas com o tricolor Jardel perante o olhar de Aimar e de Luisão FOTO: Bruno Colaço

Quique Flores esqueceu parte do que andou a trabalhar desde que chegou à Luz. Sem Di María e Rubem Amorim, abdicou também do extremo do outro lado. Reyes ficou no banco, Yebda apareceu sobre a esquerda, mas um pouco mais por dentro, e Carlos Martins pela direita. Em losango, sem asas, a águia não voava. Cruzamentos só quando os laterais subiam, vida difícil para Suazo e Nuno Gomes.

O esquema do treinador espanhol era feito à medida de Aimar, de volta aopapeldeestrela maior. A primeira parte valeu apenas um ou dois toques para as fotografias. No segundo tempo, logo aos cinco minutos, foi dele o passe que entregou a bola a Nuno Gomes. O capitãoaguentoufortee quando levantou a cabeça descobriu, encantado, Sidnei. A presença do central à entrada da área do adversário surpreendeu todos. Golo. Foi o único rasgo de iniciativa e génio numa noite desinspirada.

O jogo aguentou-se assim vivo por um pouco mais. Mas depois o ritmo voltou a baixar, sobretudo porque à escassa capacidade do Estrela juntaram-se diversos passes errados do Benfica. O sistema é novo e talvez por isso a circulação de bola fosse deficiente, como se os jogadores procurassem o que tinham estudado durante a semana. As substituições não ajudaram a aprendizagem e o jogo já não melhorou.NaLuz, fez-se greve ao bom futebol e só o golo de Sidnei foi capaz de furar a ausência de qualidade. O Benfica ganhou bem e afastou-se do Sporting, numa noite em que o adversário respeitou a história: perdeu na Luz, como quase sempre.

'FOI MELHOR O RESULTADO DO QUE A EXIBIÇÃO'

'Foi melhor o resultado do que a exibição. Na primeira parte estivemos mal, sem conseguir ligar o jogo e complicando o que era fácil. Depois melhorámos mas sem atingir um nível elevado', disse Quique Flores no final da partida diante do E. Amadora (vitória 1-0).

O treinador do Benfica mostrou-se porém feliz por aumentar a vantagem para cinco pontos relativamente ao Sporting, conservando os quatro sobre o FC Porto. 'Foi importante mantermos a distância', admitiu, reconhecendo que o 4x4x2 losango veio para ficar. 'Sim, é uma hipótese. A equipa adapta-se melhor apesar do esforço que exige dos laterais', assumiu.

Já Nuno Gomes destacou a atitude do E. Amadora, que tornou 'difícil' a missão do Benfica. 'Demonstraram ser grandes profissionais', afirmou. Sobre a Selecção, não entrou em polémicas. 'Quando o mister quiser estarei disponível', concluiu.

ANÁLISE

POSITIVO: DEFESA GOLEADOR

Sidnei fez o terceiro golo no campeonato. Ainda agora chegou, mas já justifica o estatuto de boa contratação.

NEGATIVO: POUCA VERGONHA

O líder do Estrela não foi para o banco. Se tivesse vergonha nem teria aparecido no estádio, enquanto não pagar o que deve.

ARBITRAGEM: BOM TRABALHO

João Capela realizou uma arbitragem tranquila, quase sem erros. Os jogadores facilitaram e o árbitro aproveitou.

QUIQUE NA LISTA DO REAL

Quique Flores é um dos técnicos referenciados pelo Real Madrid para suceder ao alemão Bernd Schuster no comando do actual campeão espanhol, apurou o Correio da Manhã.

Depois da inesperada derrota diante do Valladolid (1-0), no sábado, surgiram de imediato ecos de uma possível chicotada psicológica no Santiago Bernabéu. Numa lista onde figuram ainda os nomes de Arsène Wenger (Arsenal), Juande Ramos – o preferido e recentemente livre após ter sido despedido do Tottenham – ou Michel, antigo jogador merengue e actual coordenador do futebol jovem do clube, o técnico do Benfica surge em posição privilegiada devido ao percurso feito no país vizinho, quer enquanto jogador – representou o Real de 1994 a 1996 – quer como treinador no Getafe e Valência.

O CM sabe que caso Quique Flores rescinda com o clube da Luz (tem contrato até Junho de 2010) terá de deixar nos cofres encarnados três milhões de euros. No entanto, a saída das águias é um cenário que o técnico espanhol não pondera, por agora, adiando qualquer decisão para o final da presente temporada.

 APONTAMENTOS

MERCHANDISING

O Benfica é o clube português com maiores receitas de merchandising, com uma média de 2,4 milhões de euros anuais, segundo um estudo elaborado pelas empresas Sport Markte PR Marketing European Football Merchandising Report. Em Inglaterra, a médiaé de 8,6 milhões/clube, em Espanha, 7,3 milhões e na Holanda de 3,6 milhões.

JOSÉ AUGUSTO ELEITO

José Augusto, antiga glória do clube da Luz, foi ontem eleito presidente da recém-criada Associação das Casas do Benfica. Alcino António ficou com o cargo de presidente da mesa da assembleia geral.

NOTAS

PROMESSA: ORDENADOS HOJE

O técnico do Estrela, Lázaro Oliveira, assegurou ontem que o presidente do clube, António Oliveira, vai cumprir a promessa de pagar hoje um dos três ordenados em atraso aos jogadores

SEM RECORRER: SINDICATO

Até ontem nenhum jogador do E. Amadora tinha recorrido ao Sindicato de Jogadores, sabeo CM. Os atletas têm direito a mil euros provenientes do Fundo de Garantia Salarial

SANTOS PERDE: OLYMPIACOS

O Olympiakos, próximo adversário do Benfica na Taça UEFA, recebeu e venceu ontem o PAOK de Fernando Santos e Sérgio Conceição por 2-0, cimentando assim a liderança da Liga grega

FICHA DE JOGO

Liga Sagres, 8.ª jornada.

Estádio do Sport Lisboa e Benfica, Lisboa

Árbitro: João Capela (Lisboa)

Golos:  1-0 Sidnei (51 m)

BENFICA: Quim, Maxi Pereira, Luisão, Sidnei, Jorge Ribeiro, Katsouranis, Yebda, Carlos Martins (Binya, 80 m) , Pablo Aimar (Cardozo, 85 m) , David Suazo, Nuno Gomes (Reyes, 64 m). Treinador: Quique Flores.

E. AMADORA: Hugo Gomes , Mustafa, Nuno Coelho, Vítor Moreno, Fernando Alexandre , Celestino (Teti,  64 m) , Luis Vidigal, Jardel (P. Pereira, 87 m), N’Diaye (Anselmo,  77 m) , Varela, Nélson. Treinador: Lázaro Oliveira.

Disciplina:  Amarelos -  Luisão (15 m)

 

Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)