Barra Cofina

Correio da Manhã

Desporto
6

Gonçalves tem o pódio à vista

"Foi uma etapa muito longa e dura, mas também muito bonita. Creio que pilotei muito bem", disse ontem Paulo Gonçalves (BMW), vencedor da etapa cinco do Dakar, que marcou a entrada no deserto do Atacama (Chile).

7 de Janeiro de 2011 às 00:30
Paulo Gonçalves, de 31 anos, reconheceu que esteve “bem” numa etapa “muito dura”
Paulo Gonçalves, de 31 anos, reconheceu que esteve “bem” numa etapa “muito dura” FOTO: direitos reservados

O piloto de Esposende reconheceu ainda que podia ter ganho a tirada com uma maior vantagem: "Parei para ajudar o Olivier Pain [queda] e perdi aí entre 4 a 6 minutos." Este resultado aproxima Gonçalves do pódio (está a 3m10s do terceiro, o chileno Lopez Contardo, Aprilia). Hélder Rodrigues (Yamaha) e Ruben Faria (KTM) também estiveram em bom plano. O piloto de Almargem do Bispo foi sexto, enquanto o algarvio foi sétimo (sexto da geral).

A proximidade das dunas do deserto Atacama, no Chile, deu a motivação suficiente aos pilotos portugueses, que continuam bem colocados entre os 10 primeiros.

Nos carros, foi o dia da BMW, com o francês Stephane Peterhansel a superar os Volkswagen. Ricardo Leal dos Santos (BMW) manteve o 12º lugar da geral, enquanto Francisco Inocêncio (Nissan) desistiu (problemas mecânicos).

Hoje, a caravana vai percorrer 456 km da especial cronometrada entre Iquique e Arica (Chile).

SER SOLIDÁRIO NO DAKAR

POR HÉLDER RODRIGUES, PILOTO

Ontem ficou provado que, apesar da fortíssima competição que se verifica dia após dia, o Rali Dakar não perdeu o seu lado mais humano. Extremamente dura, a etapa, uma especial de 423 km de deserto, começou por correr muito bem ao meu colega Olivier Pain – que andou na frente bastante tempo. A meio, ele acabou por cair e imediatamente se gerou uma corrente de solidariedade. Quando parei, já outros estavam a prestar-lhe socorro e felizmente não foi nada de muito grave. Ainda bem!

Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)