Barra Cofina

Correio da Manhã

Desporto
6

Gondomar e Vizela punidos

O Gondomar e o Vizela foram desclassificados da Liga de Honra devido a processos de corrupção na época 2003 e 2004. A decisão revelada ontem por Ricardo Costa, presidente do Conselho Disciplinar da Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP), pode reabrir as portas da Liga de Honra ao Boavista, caso o clube consiga ultrapassar a crise financeira.
10 de Junho de 2009 às 00:30
O presidente do Conselho Disciplinar da LPF, Ricardo Costa, revelou ontem as decisões para os dois clubes
O presidente do Conselho Disciplinar da LPF, Ricardo Costa, revelou ontem as decisões para os dois clubes FOTO: João Abreu Miranda/Lusa

Os dois clubes foram remetidos para a II Divisão B, sendo que o Gondomar já estava despromovido pelos maus resultados desportivos na Liga de Honra. O Vizela pode ficar desclassificado administrativamente.

No caso do Gondomar, são processos no âmbito do ‘Apito Dourado’ e o clube foi multado em 95 mil euros. O seu presidente à época, José Luís Oliveira, foi multado em 78 mil, e o vogal Joaquim Castro Neves em 43 750 euros. Oliveira foi ainda castigado com nove anos de suspensão do exercício de dirigente desportivo e Castro Neve sofreu a mesma pena por seis anos.

O Vizela foi punido com cinco mil euros de multa. Ao vice-presidente do clube, Benjamim Castro, foi aplicada uma multa de dez mil euros e dois anos e meio de suspensão. Em causa está um jogo com o Fafe. Os clubes têm três dias úteis (até terça-feira) para apresentar recurso ao Conselho de Justiça da Federação Portuguesa da Futebol. Gondomar e Vizela já admitiram que vão recorrer.

Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)