Barra Cofina

Correio da Manhã

Desporto
9

Gripe A mata três em Manaus

Vírus já provocou, em maio, a morte de três pessoas na cidade onde a equipa das quinas defronta os EUA, no segundo jogo da fase de grupos.
16 de Maio de 2014 às 18:52
Portugal vai jogar na Arena Amazónia
Portugal vai jogar na Arena Amazónia

A gripe A já provocou este mês a morte de pelo menos três pessoas em Manaus, no Brasil, onde a seleção portuguesa defronta os Estados Unidos, no segundo jogo da fase de grupos do Campeonato do Mundo, a 22 de junho (23h00, hora portuguesa).

Entre as três vítimas mortais confirmadas estão uma jovem de 19 anos e uma mulher de 24, e o terceiro óbito foi o de um homem de 63 anos, segundo informações da Fundação de Vigilância da Saúde do Amazonas (FVS-AM). Todos os casos ocorreram em Manaus, não havendo registo de mortes ou mesmo de contágio noutras cidades do estado da Amazónia, no extremo norte do Brasil.

Desde o início de 2014, foram oficialmente confirmados em Manaus 11 casos de contágio com o vírus H1N1, também conhecido por gripe A ou gripe suína. Outras 15 pessoas estão atualmente a ser acompanhadas por apresentarem sintomas do vírus, tudo apontando para que também tenham contraído a doença. Ainda assim, a confirmação oficial só será feita pelas autoridades de saúde depois de serem efetuados novos exames. Ainda segundo a FVS-AM, as mortes em causa foram as primeiras provocadas pelo H1N1 no estado do Amazonas em 2014.

Antes do encontro em Manaus, a Seleção estreia-se no Mundial frente à Alemanha, em Salvador da Bahia (16 de junho, 17h00). A participação da equipa de Paulo Bento na fase de grupos termina com o Gana, numa partida que terá lugar em Brasília a 26 de junho (17h00).

O Mundial 2014 no Brasil arranca a 12 de junho e termina a 13 de julho. A final será disputada no emblemático estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro.

gripe A mata três manaus amazónia
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)