Barra Cofina

Correio da Manhã

Desporto
2

Guardiola: “Mourinho é o melhor treinador do Mundo”

Pep Guardiola é o treinador do Barcelona, o grande rival do Real Madrid, mas isso não o impediu de fazer um elogio ao seu mais directo adversário: “ Mourinho é, talvez, o melhor treinador do Mundo”.
11 de Novembro de 2011 às 13:30
Guardiola (à esq.) elogiou o seu mais directo adversário, Mourinho
Guardiola (à esq.) elogiou o seu mais directo adversário, Mourinho FOTO: Reuters

A afirmação foi feita perante 1500 pessoas durante uma conferência patrocinada por um banco espanhol, que decorreu em Valência. “Não faz falta ter jogado futebol para ser um grande treinador; Sacchi mudou este desporto sem ter jogado e Mourinho é, talvez, o melhor treinador do mundo”, explicou Guardiola, referindo-se ao facto do técnico português não ter tido uma carreira dentro das quatro linhas.

Para o técnico catalão, a carreira como jogador tem aspectos negativos e positivos. “Ter estado num balneário dá argumentos para certas situações, mas não ter estado dá outras vantagens”.

Mas nem só o rival de Madrid mereceu elogios. Sobre Messi, Guardiola não tem dúvidas: “Não acredito que volte a ver outro futebolista tão bom a jogar”. E o plantel do Barcelona “tem o futebol no sangue”. “Xavi, Iniesta ou Villa, que ganharam tudo, correm como se fosse o último dia das suas vidas. É essa a razão pela qual merecemos o respeito das pessoas durante tanto tempo. Olhem para eles: ganharam tudo e continuam a querer mais”, afirmou.

Mas o sucesso da equipa catalã não é fruto do acaso. “Se venço é porque tenho uma grande equipa e um orçamento de 400 milhões. Se os meus jogadores não fossem tão boas pessoas, poderia ganhar, mas não conquistaria 12 em 15 títulos”.

pep guardiola mourinho barcelona real madrid técnico messi xavi iniesta villa
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)