Barra Cofina

Correio da Manhã

Desporto
7

Guerra entre árbitros

Antigo juiz já conta com o apoio de Pinto da Costa e tem procurado seduzir as associações.
António M. Pereira 16 de Maio de 2015 às 14:50
Paulo Costa (à esquerda) procura apoios para candidatura ao Conselho de Arbitragem contra Vítor Pereira
Paulo Costa (à esquerda) procura apoios para candidatura ao Conselho de Arbitragem contra Vítor Pereira FOTO: Sérgio Martins e Rui Miguel Pedrosa
Paulo Costa, ex-árbitro da AF Porto e atual vice-presidente do Conselho de Arbitragem (CA) para a área não profissional, anda há vários meses a preparar uma lista para concorrer ao Conselho de Arbitragem da Federação Portuguesa de Futebol (FPF), cargo ocupado atualmente por Vítor Pereira.

O antigo juiz tem feito diversos contactos, com a máxima discrição, mas o CM sabe que já tem a seu lado Pinto da Costa (presidente do FC Porto), Lourenço Pinto (presidente da AF Porto), Pinto Sousa (ex-presidente do CA) e Carlos Carvalho (ex-líder do CA da AF Porto e atual ‘vice’ do CA da FPF).

Nesta fase, o ex-árbitro está à procura de apoio junto das associações regionais, tendo-se deslocado recentemente ao Funchal e a Braga com esse objetivo.

Paulo Costa gostaria também de contar com o apoio da APAF, mas o presidente, José Fontelas Gomes, tem também ele a pretensão de se candidatar a esse cargo.

O CM sabe que vários clubes e as associações olham para esta candidatura com grande desconfiança devido à privilegiada relação de Paulo Costa com o FC Porto, Lourenço Pinto e Pinto Sousa. Ainda assim, Paulo Costa poderá avançar associado a um candidato à presidência da direção da FPF apoiado por dragões e AF Porto. Se o nome a avançar for o de Pedro Proença – algo que Pinto da Costa vê com bons olhos –, Paulo Costa poderia ser apoiado também pelo Sporting. Isto apesar de Proença ser amigo do atual presidente da APAF.

Paulo Costa, 50 anos, é irmão de Rui Costa, árbitro do Belenenses-FC Porto, cuja nomeação os dragões tanto criticam.
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)