Barra Cofina

Correio da Manhã

Desporto
1

Gullitt vai treinar equipa para a Chechénia

O treinador holandês Ruud Gullit foi hoje recebido como um herói por centenas de adeptos do Térek Grozni, o principal clube da república da Chechénia e 12.º classificado no anterior campeonato de futebol da Rússia.
9 de Fevereiro de 2011 às 18:19
Treinador holandês foi recebido em festa pelos adeptos do clube de Grozni
Treinador holandês foi recebido em festa pelos adeptos do clube de Grozni FOTO: Kazbek Vakhayev/EPA

A presença do técnico tem reforçado, desde a sua contratação (a 18 de Janeiro), a ambição dos responsáveis do clube checheno relativamente à luta pelos lugares que qualificam as equipas russas para as provas europeias. 

"O Térek é uma equipa muito forte e com futebolistas que trabalham duro, sem pontos especialmente débeis", disse Gullit à chegada ao aeroporto de Grozni, citado pela agência EFE.  

O técnico holandês e a equipa chegaram hoje a Grozni, provenientes da Turquia, onde realizaram o estágio de preparação para o início do campeonato russo, marcado para 10 de Março.  

O aeroporto e as estradas que conduzem ao centro da cidade estavam engalanados com fotografias de Gullit e faixas com a frase "bem-vindo" e nem as temperaturas geladas tiraram os adeptos do percurso.  

Com um contrato válido por um ano, Gullit terá a oportunidade de treinar a equipa no novo estádio, com capacidade para 30 mil espectadores.  

O holandês, de 48 anos, substituiu no comando técnico do Térek o espanhol Victor Muñoz, que chegou a começar os trabalhos desta temporada, abandonando poucos dias depois, antes de assinar contrato.  

Depois de brilhar entre os anos 80 e 90 em algumas das mais relevantes equipas da Europa - nomeadamente no AC Milan, onde formou um trio com os compatriotas Rijkaard e Van Basten - e na selecção da Holanda, Gullit foi treinador, em Inglaterra, do Chelsea (1996/98) e do Newcastle (1998/99), bem como adjunto do seu compatriota Guus Hiddink na selecção da Rússia.  

Registou ainda passagens atribuladas pelos bancos dos holandeses do Feyenord (2004/05) e dos norte-americanos do LA Galaxy (2007/08), saindo de ambos antes do fim das respectivas temporadas.

Gullit Ruud Gullit Grozni Chechénia Rússia Feyenoord AC Milan Holanda Holandês
Ver comentários