Barra Cofina

Correio da Manhã

Desporto
6

HELTON: GOSTAVA DE JOGAR NO SPORTING

O guardião da União de Leiria, Helton, tem 24 anos e é internacional brasileiro. Trocou o Vasco da Gama pela cidade do Lis e as suas exibições já despertaram o interesse de vários clubes em Portugal. Termina contrato em Julho e não fecha as portas ao Sporting:
12 de Abril de 2003 às 00:01
HELTON: GOSTAVA DE JOGAR NO SPORTING
HELTON: GOSTAVA DE JOGAR NO SPORTING FOTO: Direitos Reservados
Correio da Manhã – Porque trocou o Vasco da Gama, que luta pelo título no Brasil, pela União de Leiria, um clube médio em Portugal?
Helton – Todos os jogadores brasileiros têm como sonho vir jogar para a Europa. Eu pretendia valorizar-me e decidi vir para Leiria.
– Mas são dois clubes bastante distintos em termos de ambições…
– As diferenças não são grandes. É uma questão de mentalização. É verdade que no Brasil lutava pelo título, mas quem sabe se um dia a U. Leiria também não chegará lá?
– Não tinha outros convites?
– Havia um ou outro interesse, mas a proposta da U. Leiria era a mais viável para mim.
– Como está a decorrer a sua adaptação a Portugal? Existem muitas diferenças em relação ao futebol brasileiro?
– Está tudo a correr muito bem, aliás gosto muito do futebol praticado em Portugal. A principal diferença passa pela rapidez de pensamento das jogadas. No Brasil é mais parado e temos tempo para imaginar o que vamos fazer, aqui temos de agir rapidamente.
– Está satisfeito com a equipa e o ambiente da União de Leiria?
– Sem dúvida. É uma excelente formação, tem um óptimo técnico e dá todas as condições a um futebolista. Só tenho que agradecer aos dirigentes da União pela oportunidade de poder provar o meu valor aqui em Portugal.
– Parece que já garantiu um lugar no 'onze' de Cajuda…
– Não está nada definido. No último jogo fui titular mas no próximo já poderei ir para o banco. O Costinha também é um excelente jogador e o 'mister' Cajuda tem sabido dar o valor a todos os jogadores. Fui titular e agora tenho de continuar a trabalhar para satisfazer quem aposta em mim.
– Há pouco tempo teve um problema com um elemento da equipa técnica e falou-se no seu regresso ao Brasil…
– Está tudo ultrapassado. Tudo não passou de um momento de maior nervosismo. Nunca coloquei a hipótese de voltar ao Brasil, como veio relatado nos jornais. apenas disse na altura que se não estivessem satisfeitos com o meu trabalho, então poderiam enviar-me de volta para o meu país.
– Tem contrato apenas até final da época. Por onde passará o seu futuro?
– Neste momento penso ficar em Leiria após o final da temporada. Resta agora saber qual a decisão da equipa técnica e dos dirigentes. Contudo, acredito que tudo se resolverá e o Helton poderá ficar aqui ainda algum tempo.
– Fala-se do interesse de outros clubes, em especial do Sporting….
– É sempre bom quando existe o interesse nas qualidades de um jogador mas, até ao momento, o que sei é pelos jornais. Ainda não existiu qualquer contacto comigo, nem com o meu empresário.
– Agrada-lhe a ideia...
– Porque não?! Se há hipótese de valorizar um jogador, não vejo razão para rejeitar. Gostava de jogar no Sporting, mas estou preocupado é com a União, pois temos jogos muito importantes pela frente.
– Em Portugal o 'caso' Deco é um dos assuntos do momento. Que opinião tem sobre este assunto?
– Sou suspeito pois o Deco é meu amigo. Cada um faz aquilo que quer. Ele já há muito tempo que aqui está e foi aqui que se notabilizou por isso a sua decisão foi natural. Todos sabem que ele é um excelente jogador e poderia jogar em qualquer lugar.
– Até na selecção brasileira?
– Em qualquer lugar.
– Como viu a chegada de Scolari à selecção portuguesa?
-- O Scolari é campeão do mundo e vai dar muitas alegrias a Portugal. Com muito trabalho, tanto dele como dos jogadores, Portugal poderá conquistar o título europeu.
PERFIL
Nome: Helton da Silva Arruda
Naturalidade: Alcântara, São Gonçalo
Nacionalidade: Brasileira
Data de Nascimento: 18/05/78
Idade: 24 anos
Clube anterior: Vasco da Gama
Clube actual: União Leiria
Internacionalizações: Brasil - Selecções sub-20 e sub-23
Filme: ‘Dia de Treino’, com Denzel Washington
Música: Toque Social ( a sua própria banda)
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)