Barra Cofina

Correio da Manhã

Desporto
3

HENMAN FAZ HISTÓRIA EM PARIS

O tenista Tim Henman, contrariando todas as expectativas, tornou-se esta terça-feira no primeiro britânico em mais de 40 anos a atingir as meias-finais do torneio de ténis parisiense de Roland Garros, integrado no circuito Grand Slam. Numa das suas mais brilhantes exibições, o especialista em superfícies rápidas impôs-se na terra batida ao argentino Juan Ignacio Chela, por 6-2, 6-4 e 6-4.
1 de Junho de 2004 às 20:35
Henman jamais esquecerá a vitória desta tarde em Paris. Sendo um especialista em pisos rápidos e estando arredado dos primeiros lugares do ‘ranking’ mundial, devido a lesões, o britânico entrou nesta partida ‘à sombra’ do favoritismo que era reconhecido ao argentino, especialista em terra batida. Mas, com determinação e agressividade invulgares, Tim Henman deu luta em cada ponto e acabou por vencer a partida.
Com esta vitória, Henman superou o registo do seu próprio avô, Henry Billington, que foi eliminado nos quartos-de-final em 1939, e tornou-se no primeiro britânico desde Mike Sangster, em 1963, a atingir as meias-finais em Roland Garros. Aliás, a título pessoal, Henman já disputou quatro meias-finais em Wimbledon, o seu torneio ‘de estimação’, mas nunca conseguiu passar da quarta ronda em qualquer um dos outros três torneios de Grand Slam (Roland Garros, Australia Open, USA Open).
Desde que o torneio parisiense começou a aceitar tenistas internacionais, em 1925, apenas cinco britânicos chegaram às meias-finais e só um, Fred Perry, em 1935, conquistou o título.
Nas meias-finais, Henman, nono pré-designado, vai defrontar o argentino Guillermo Coria, terceiro cabeça-de-série, que hoje eliminou o espanhol Carlos Moya, por 7-5, 7-6 e 6-3.
Coria, cuja a série de 31 vitórias consecutivas em terra batida foi interrompido por Roger Federer em Hamburgo, este mês, começou por denotar algumas dificuldades frente a Moya, campeão em Roland Garros em 1998. Mas o argentino, semi-finalista derrotado no ano passado, acabou por conseguir impor o seu ténis e venceu a partida.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)