Barra Cofina

Correio da Manhã

Desporto
2

Hugo Viana: "Gostava de ter ido mais vezes à seleção"

Hugo Viana está no Médio Oriente. O médio de 30 anos diz que acompanha a Liga, que terá hoje um Sp. Braga-Sporting, equipas que representou. Vê os bracarenses ligeiramente favoritos e elogia os leões.
28 de Setembro de 2013 às 15:00
Hugo Viana, Médio Oriente, Sporting de Braga, Sporting, Al-Ahli
Hugo Viana, Médio Oriente, Sporting de Braga, Sporting, Al-Ahli

Correio Sport - Foi jogar para os Emirados Árabes Unidos. O que o levou a aceitar o convite do Al-Ahli?

Hugo Viana - Tinha o pensamento de jogar nestas paragens há algum tempo e proporcionou-se agora. Claro que a questão financeira é importante. Mas estava em final de contrato com o Sp. Braga, queria experimentar outro campeonato, outro país e outra cultura e vim para o Al-Ahli. Estou muito feliz aqui.

- Mas estando em final de contrato, teve seguramente outras possibilidades...

- Sim, tive. O próprio Sp. Braga queria que eu renovasse. Também houve outros convites de Portugal, só que tinha decidido ir jogar para o estrangeiro.

- Que outros convites? o Benfica de Jorge Jesus mostrou-se interessado?

- Não quero estar a falar sobre isso. Se tivesse continuado em Portugal, era para permanecer no Sp. Braga. Isso era garantido, porque, com a estabilidade e a imagem que criei no clube, não queria mudar.

- Falou do Sp. Braga, que defronta o Sporting nesta jornada para a Liga. Como antevê a partida entre dois clubes que já representou?

- Acima de tudo, espero que seja um grande espetáculo, como têm sido ao longo das épocas os jogos entre o Sp. Braga e o Sporting. Que seja uma grande propaganda ao futebol, porque são duas equipas que jogam bom futebol e capazes de proporcionar um grande desafio.

- Quem é melhor?

- Nestes jogos não se trata de quem está melhor, nem quem está à frente na classificação. São duas equipas com valor muito equiparado e são sempre jogos muito competitivos.

- E quem é o favorito?

- Quem joga em casa pode ter um pouquinho mais de vantagem e essa equipa é o Sp. Braga.

- O que tem achado do percurso de ambas as equipas?

- Parecido, como prova a diferença pontual [o Sp. Braga tem 12 pontos, mais um do que o Sporting]. O Sporting começou muito bem, até melhor do que o Sp. Braga, mas o Sp. Braga já corrigiu. São duas equipas que me têm causado boa impressão pelo futebol organizado e de ataque.

- O que distingue mais as duas equipas?

- Não há muita coisa. O Sp. Braga nunca viveu de individualidades, sempre foi uma equipa que conseguiu os objetivos pelo coletivo. O Sporting talvez tenha jogadores de maior qualidade individual.

- Quem destacaria?

- Prefiro não destacar ninguém, são equipas que valem pelo todo.

- Leonardo Jardim já o orientou no Sp. Braga (2011/2012) e agora é o treinador do Sporting. É o homem certo para uma equipa em reconstrução?

- O Sporting contratou um excelente treinador. Leonardo Jardim é um homem sério, rigoroso e ultracompetente. É um ponto positivo para qualquer equipa ser orientada por Leonardo Jardim. Gostei muito de ser treinado por Leonardo Jardim. Nota-se que o Sporting tem uma equipa muito organizada.

- O vencedor do jogo em Braga deveria assumir a candidatura ao título?

- É cedo para isso. A definição mais clara dos candidatos aparecerá mais para a 8ª ou 9ª jornada, na minha maneira de ver.

- Benfica e FC Porto são mais candidatos do que Sporting e Sp. Braga?

- À partida são, mas tudo se prova dentro do campo. O Sporting por razões históricas, mesmo tendo ficado mais para trás nas últimas temporadas, e o Sp. Braga, que tem assinado épocas fantásticas, têm de ser encarados como equipas que se podem intrometer. Quanto mais equipas estiverem na frente, melhor. Seria bom para a competitividade da Liga que o Sporting recuperasse.

- Estamos em época de Mundial [Brasil]. Tem esperanças de fazer a competição pela Seleção?

- Não, se já no Sp. Braga era difícil, agora as hipóteses são nulas.

-Acha que merecia mais oportunidades de Paulo Bento nas convocatórias?

- Respeito as decisões, mas gostava de ter ido mais vezes à Seleção.

- Cristiano Ronaldo é o melhor jogador do Mundo ?

- Para mim, sim. Não vejo nenhum ponto fraco nele.

Hugo Viana Médio Oriente Sporting de Braga Sporting Al-Ahli
Ver comentários