Barra Cofina

Correio da Manhã

Desporto
7

Hulk na mira da FIFA

A FIFA vai investigar todas as transferências mediadas pelo empresário uruguaio Juan Figer, entre as quais a de Hulk e Walter para o FC Porto, devido a "potenciais irregularidades".
17 de Fevereiro de 2012 às 01:00
Brasileiro Hulk custou 19 milhões de euros ao FC Porto
Brasileiro Hulk custou 19 milhões de euros ao FC Porto FOTO: direitos reservados

Segundo fonte do organismo, citada pelo ‘Jornal de Negócios’, a FIFA vai analisar o acordo que possibilitou a transferência de jogadores brasileiros, como Hulk e Walter, para clubes europeus através de uma equipa uruguaia pela qual muitos não jogaram, o Rentistas.

De acordo com a agência Bloomberg, que falou com o presidente do Rentistas, Mario Bursztyn, o agente FIFA começa por colocar os seus jogadores no emblema uruguaio para depois negociá-los com outros clubes, canalizando as verbas para a sua empresa Lamico. A mesma agência escreveu que os negócios de passes de atletas brasileiros negociados por Figer que foram vendidos através do Rentistas totalizam 43 milhões de euros.

Desde 2010, a FIFA tem um sistema (Transfer Matching System) onde são registados todos os dados das transferências de jogadores, o que permite avaliar a legalidade dos negócios. O artigo 18 do regulamento de transferências barra a interferência de terceiros na independência dos clubes, em matéria de política laboral, transferências e desempenho.

O FC Porto comprou o passe de Hulk em duas fases: 50% a 25 de Julho de 2008, por 5,5 milhões de euros, e 40% a 13 de Maio de 2011, por 13,5 milhões, o que totaliza 19 milhões de euros, de acordo com os comunicados emitidos através da CMVM. O ‘Incrível’ representava os japoneses do Tokyo Verdy antes de assinar pelos dragões, mas o passe foi comprado ao Rentistas, onde nunca jogou. Walter, agora cedido ao Cruzeiro, também foi comprado ao Rentistas, por seis milhões de euros.

FC Porto Hulk Transferência Investigação
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)