Barra Cofina

Correio da Manhã

Desporto
4

Ibra reencontra 'filósofo' Pep

Regresso de Zlatan Ibrahimovic a Camp Nou é um dos atractivos do Barça-Milan na próxima terça-feira. Teste importante ao campeão italiano, que foi ali «roubado» na meia-final de 2006.
10 de Setembro de 2011 às 00:00
Ibra apelida Guardiola de ‘filósofo’, dizendo que ele “comporta-se como um Ghandi que acredita ser o criador do futebol que o Barcelona pratica”.
Ibra apelida Guardiola de ‘filósofo’, dizendo que ele “comporta-se como um Ghandi que acredita ser o criador do futebol que o Barcelona pratica”. FOTO: Giampiero Sposito/Reuters

A Liga dos Campeões oferece dois grandes clássicos na jornada inaugural: Barcelona-Milan na terça, Benfica-Man. United na quarta. O Milan visita Camp Nou com natural apreensão: há menos de um mês, o Nápoles recebeu ali uma vigorosa lição de geometria que terminou em goleada (0-5) e mostrou quão longe continua a elite italiana do «tiki taka» de Guardiola. É claro que o Milan tem outra «estaleca» europeia e outro tipo de argumentos - a experiência de Seedorf, Ambrosini e Van Bommel, a força de Boateng, o talento de Cassano, a visão de Flamini e Aquilani, o poder de fogo do tridente Robinho-Pato-Ibrahimovic.

Este último nunca aceitou a dispensa pelo Barcelona e não tem poupado criticas a Guardiola, apelidando-o de «filósofo» e dizendo que Pep «se comporta como um Ghandi que acredita ser o criador do futebol que o Barcelona pratica». É de esperar que o gigante sueco jogue de raiva e que Guardiola não lhe preste a minima importância. O último confronto oficial entre Barça e Milan aconteceu em Camp Nou a 26 Abril 2006 (0-0) e valeu ao Barça de Rijkaard a qualificação para a final da Champions em Paris - os catalães haviam ganho em San Siro (1-0, Giuly). Houve grossa polémica com a arbitragem do alemão Markus Merkl depois de este anular na 2.ª parte um golo limpo a Shevchenko que teria empatado a eliminatória. 

PORMENORES

PERIGO VEM DE LESTE -  Na 'era Guardiola', o Barça já perdeu dois jogos em Camp Nou, ambos na fase de grupos: com o Shakhtar de Mircea Lucescu (2-3) em 2008 e com o Rubin Kazan (1-2) em 2009. 

TABU INGLÊS - O Milan foi eliminado por ingleses nas três últimas participações na Champions: Arsenal (0-0; 0-2) em 2007-08; Man. Utd (2-3; 0-4) em 2009-10, e Tottenham (0-1; 0-0) na época passada 

QUEM PÁRA MESSI? - Com apenas 24 anos, já ganhou três Champions e é o melhor marcador do Barça nesta prova, com 37 golos em 57 jogos. Para Messi, bater o recorde de Raúl Gonzalez (71 golos) parece apenas uma questão de tempo. 

Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)