Barra Cofina

Correio da Manhã

Desporto
5

IGAI responsabiliza Benfica e Polícia

A Inspecção-Geral da Administração Interna (IGAI) responsabiliza o Benfica e a Polícia de Segurança Pública (PSP) pelos incidentes ocorridos com os adeptos durante o dérbi Benfica-Porto, no dia 1 de Abril.
28 de Abril de 2007 às 16:51
O relatório do IGAI, divulgado pela edição deste sábado do ‘Expresso’, critica o subintendete Carvalho, da 3.ª divisão da PSP de Benfica, por este ter autorizado que os adeptos do FC Porto ficassem instalados no 3.º anel do Estádio da Luz e ainda por este não ter actuado quando soaram os primeiros petardos. A IGAI recomenda assim que seja aberto um inquérito disciplinar ao responsável da Polícia.
Relativamente ao Sport Lisboa e Benfica, o relatório da IGAI aponta falhas no esquema de segurança do Estádio da Luz, nomeadamente o sistema do clube, aprovado para o Euro’2004, não estando preparado para o jogo em questão, e na actuação da segurança privada contratada pelas ‘águias’ para vigiar o jogo.
O relatório indica ainda que, de acordo com a legislação actual, o Estádio da Luz deveria ter sido interdito após o jogo, uma medida que o clube se recusou a fazer.
O Benfica afirmou, entretanto, que não conhece ainda os resultados do relatório, pelo que se recusa a comentar a notícia do ‘Expresso’.
Já o ministro da Administração Interna, António Costa, declarou que o relatório sobre os incidentes no dérbi do passado dia 1 continua sob “averiguações”.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)