Barra Cofina

Correio da Manhã

Desporto
5

Influente: Mendes indica Costinha e veta Rúben Micael

O empresário Jorge Mendes está com influência crescente no futebol do Sporting e, apurou o Correio Sport, foi nesse quadro que o agente FIFA indicou Costinha para director do futebol do Sporting, tal como há algumas semanas desaconselhou a contratação de Ruben Micael.
27 de Fevereiro de 2010 às 00:00
Jorge Mendes está com influência crescente no futebol do Sporting
Jorge Mendes está com influência crescente no futebol do Sporting FOTO: José Moreira/Record

Amigo pessoal de Costinha, Mendes sugeriu o nome do ex-internacional a Bettencourt para fazer a ponte entre o balneário e a estrutura dirigente, conciliando a capacidade de liderança do antigo médio do FC Porto com o seu excelente trato pessoal, habituado a lidar com dirigentes e com perfil de bom diplomata – não fosse ele conhecido no futebol por ‘Ministro’.

Além disso, o conhecido sportinguismo de Costinha também teve peso na decisão. Bettencourt quer mais mística na estrutura, gente que sinta o clube e que tenha alma genuinamente leonina. E Costinha nunca negou o seu sportinguismo – tornou os filhos sócios muito recentemente.

A entrada de Costinha, 35 anos, na estrutura do futebol leonino é mais um sinal da força crescente que Jorge Mendes está a ter junto de Bettencourt e consequentemente no futebol leonino, no qual o presidente concentra todo o poder de decidir.

Segundo o Correio Sport apurou, Ruben Micael não ingressou no clube de Alvalade porque Mendes disse que 'o Sporting arranjava melhor e mais barato' do que o médio portista, que custou três milhões de euros por 60 por cento do passe.

De resto, o facto de Micael não ser representado por Mendes, mas por Amaro Valente, agente sem ligações ao Sporting, acabou por inviabilizar o ingresso do médio o que, sabe o Correio Sport, deixou Carvalhal desiludido, pois o médio era forte pretensão do técnico.

O ingresso de Costinha no Sporting não exclui, pelo contrário, o desejo de Bettencourt de continuar a reforçar a estrutura de futebol – o presidente quer um director desportivo e Carlos Freitas é o nome que mais agrada. A boa relação do manager do Sporting de Braga com Mendes e Costinha facilitaria a entrada do gestor de activos. A escolha do futuro treinador será um dos próximos passos.

Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)