Barra Cofina

Correio da Manhã

Desporto
4

Instrução aberta no caso Pinto da Costa

A acusação que recaiu sobre Pinto da Costa e Reinaldo Teles, presidente e vice-presidente da FC Porto SAD, e que está relacionada com o jogo Beira-Mar/FC Porto, já está na fase de instrução.
11 de Outubro de 2007 às 00:00
Pinto da Costa volta a questionar legalidade das escutas
Pinto da Costa volta a questionar legalidade das escutas FOTO: António Rilo
O Tribunal de Instrução Criminal do Porto aceitou os pedidos feitos por pelo menos três arguidos – os dois dirigentes portistas e também o árbitro Augusto Duarte – que contestam a acusação do Ministério Público e pretendem que o mesmo despacho seja revogado pelo juiz.
Também nos últimos dias, outros processos relativos ao ‘Apito Dourado’ tiveram desenvolvimentos. Na Madeira, onde havia duas acusações por corrupção desportiva relacionadas com jogos de divisões menores, a instrução foi terminada. Os debates instrutórios já estão marcados, respectivamente para 15 e 27 de Novembro, e envolvem o dirigente da Federação Azevedo Duarte e também o ex-empresário António Araújo.
Noutro processo, em que é arguido Valentim Loureiro e está em causa um jogo Boavista/Estrela da Amadora, também já começaram a ser marcadas diligências de instrução. Segundo apurou o CM, vão começar já este mês.
ESCUTAS EM CAUSA
Mais uma vez, a defesa dos arguidos de processos relacionados com o ‘Apito Dourado’ contestam a validade das escutas telefónicas. O problema, que já foi discutido em Gondomar e que levou um juiz de instrução a validar as mesmas, voltou agora a ser levantado no requerimento interposto por Pinto da Costa.
Recorde-se, ainda, que também no Porto, o presidente da SAD portista tenta contestar outra acusação pública. Está relacionada com o jogo FC Porto/Estrela da Amadora e, nesse caso, é também acusado o ex-árbitro Jacinto Paixão.
A terceira acusação que recai sobre o dirigente azul e branco está relacionada com o jogo Nacional/Benfica, mas o processo corre no Funchal. Nessa situação ainda não foi aberta a instrução.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)