Barra Cofina

Correio da Manhã

Desporto

Invasão espanhola gera preocupação

Direção Nacional da PSP teme pela criação de uma só fanzone para adeptos rivais.
2 de Maio de 2014 às 14:30
Adeptos do Atlético de Madrid fizeram grande festa pelo apuramento para a final
Adeptos do Atlético de Madrid fizeram grande festa pelo apuramento para a final FOTO: Adrian Dennis / AFP

A presença em Lisboa de milhares de adeptos do Real Madrid e do Atlético de Madrid, na final da Liga dos Campeões a realizar no dia 24 de maio, está a causar preocupações suplementares ao nível da segurança na capital. O CM sabe que nos próximo dias irão acontecer reuniões importantes, com representantes da Câmara Municipal de Lisboa, forças policiais e clubes, no sentido de evitar incidentes.

Um primeiro sintoma destas preocupações surgiu antes ainda de ser conhecido o nome do segundo finalista da competição (Atlético ou Chelsea). O CM sabe que os especialistas da PSP não aconselham a criação de uma só fanzone aberta a adeptos rivais e já revelaram essa inquietação aos responsáveis da Câmara Municipal de Lisboa. Contactada ontem, a assessoria da Câmara de Lisboa fez saber ser ainda cedo para falar sobre o assunto, porque ainda não houve tempo para o debater.

A final da Liga dos Campeões implica sempre uma logística de segurança muito grande, mas, desta vez, o risco é acrescido pelo facto de, pela primeira vez na história da competição, os clubes oponentes serem da mesma cidade. O que desde logo potencia maior tensão. A rivalidade entre os dois emblemas é grande e histórica e devido à proximidade geográfica entre Lisboa e Madrid (cerca de seis horas de automóvel) é certo que muitos adeptos vão viajar para a capital portuguesa sem bilhete de ingresso. O objetivo é sentir de perto o ambiente da final.

Ontem mesmo já se realizou em Lisboa uma primeira reunião entre responsáveis dos dois clubes finalistas e membros da UEFA. Na agenda de trabalhos foram tratados temas como a logística de alojamentos, política de ingressos e também a questão dos adeptos, que igualmente neste nível gera inquietações.

Invasão espanhola gera preocupação
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)