Barra Cofina

Correio da Manhã

Desporto
3

Jesus telefona a felicitar Eliseu

Jorge Jesus telefonou a Eliseu após o triunfo (5-3) de Portugal sobre a Islândia, no qual o defesa do Málaga sobressaiu com duas assistências e um golo. O treinador do Benfica fez questão de o felicitar pela "exibição brilhante no Dragão", num sinal claro de que continua atento e interessado nos seus serviços.

9 de Outubro de 2011 às 01:00
Jesus tem Eliseu referenciado e é um apreciador das suas qualidades
Jesus tem Eliseu referenciado e é um apreciador das suas qualidades FOTO: Manuel Araújo/Record

O esquerdino de 28 anos, que Nani considerou "o justo homem do jogo" frente aos islandeses, era o preferido do técnico encarnado para ocupar o lugar deixado em aberto por Fábio Coentrão, em Julho. Jesus chegou a conversar com Eliseu por telefone nessa altura para aquilatar da possibilidade de ele se mudar para a Luz, mas a SAD do Benfica trocou-lhe os planos sem aviso prévio, oferecendo-lhe um campeão do Mundo a custo zero: o espanhol Capdevila.

O objectivo dos dirigentes encarnados era evitar uma contratação de risco. Aconselhados pelo ‘super-empresário’ Jorge Mendes, o presidente Luís Filipe Vieira e seus pares da direcção das águias entenderam que Eliseu não seria aposta tão segura quanto Capdevila, um lateral-esquerdo de raiz com créditos firmados. O açoriano tinha deixado de ser extremo há poucos meses, por indicação do técnico Manuel Pellegrini, e não tinha um nome sonante capaz de ofuscar as memórias de Coentrão, um fenómeno de popularidade na Luz desde que foi adaptado à defesa.

Três meses depois, Jesus mostra não ter esquecido Eliseu, ao manter Capdevila afastado dos compromissos do Benfica. E o telefonema motivador ao açoriano só vem acentuar essa ideia.

O CM sabe que Eliseu não ficou indiferente, até porque partilhou as palavras de Jesus com os colegas no balneário da Selecção. Ainda assim, Eliseu lembrou que Pellegrini não abdica do seu futebol e que o Málaga vai aumentar-lhe a cláusula de rescisão, fixada em apenas 600 mil euros.

PERFIL

Eliseu Pereira dos Santos nasceu em Angra do Heroísmo, nos Açores, a 1 de Outubro de 1983 (28 anos). Saiu do Belenenses em 2007 rumo ao Málaga, clube para o qual regressou em 2010, depois de representar a Lázio e o Saragoça. 

DISCURSO DIRECTO

"SOFREMOS GOLOS MAS GANHÁMOS", João Pereira, Jogador da Selecção Nacional 

Correio da Manhã – A Islândia embaraçou Portugal no jogo aéreo, já que foi assim que chegou a golos. Concorda?

João Pereira – Todas as equipas sofrem golos em lances aéreos. Até com jogadores altos. Temos tempo para rever onde falhámos e não vamos cometer os mesmos erros.

– Os três golos sofridos preocupam o grupo?

– Estão a dar demasiada importância aos golos que sofremos. Se sofrermos sempre três golos e marcarmos cinco, vamos ficar em primeiro lugar de certeza absoluta.

– A visita à Dinamarca é decisiva para o apuramento. Como é que combatem a ansiedade?

– Não há ansiedade nenhuma. Há um ano, quando houve uma revolução na Selecção, estávamos bem pior. Hoje somos líderes e esperamos conseguir uma vitória. n

"APRENDER COM RONALDO"

O dinamarquês Christian Eriksen, médio do Ajax, acredita que Cristiano Ronaldo pode fazer a diferença no embate de terça-feira. "Não adianta assobiá-lo, só o torna mais forte. Temos é de esperar que tenha um dia mau. Se me serve de inspiração? Todos conhecem o Ronaldo. Posso aprender com os seus golos, com as oportunidades que cria e com a forma como decide os jogos sozinho", disse.

OPERAÇÃO DINAMARCA ARRANCOU SEM NANI E CRISTIANO RONALDO

A selecção portuguesa começou a preparar a viagem à Dinamarca sem Nani e Cristiano Ronaldo. Os avançados realizaram treino específico à margem do restante grupo, mas devem recuperar a tempo de participar no último duelo de qualificação de Portugal para o Euro’2012.

O treino de ontem decorreu no Olival, a habitual casa do FC Porto, e foi essencialmente de descompressão para os titulares do jogo com a Islândia. Os restantes jogadores trabalharam com bola e o lateral Sílvio integrou os trabalhos em pleno, afastando as suspeitas de pubalgia que o perseguiram nos últimos dias. Sílvio poderá ser opção para Paulo Bento no duelo com os dinamarqueses, marcado para 3ª feira à noite (19h15), em Copenhaga.

MARTINS VIVE DRAMA FAMILIAR

Carlos Martins voltou à Selecção num dos momentos mais difíceis da sua vida. O médio, de 29 anos, está a viver um drama familiar de consequências difíceis de prever, por causa da doença do filho mais velho, que esteve internado no hospital durante um mês.

Fonte do Granada, clube onde Martins alinha por empréstimo do Benfica, confirmou ao CM o drama e a "incrível entrega" do internacional português "aos seus compromissos profissionais". "Passou dias sem dormir e anda com o coração nas mãos desde que fomos a Málaga. Antes do jogo, telefonaram-lhe a dizer que o filho ia de urgência para o hospital. O filho [de dois anos] está sempre a ser internado. O Carlos mantém o comportamento profissional, mas o sorriso desapareceu", disse a mesma fonte.

Num momento de grande sofrimento, o jogador tem recebido apoio por parte do seleccionador Paulo Bento, que lhe entregou a titularidade frente à Islândia e com quem manteve uma longa conversa no estágio da Selecção, no Algarve. No entanto, tem sido Nuno Gomes, ex-companheiro do Benfica, quem o mais tem ajudado. Martins foi dos poucos jogadores das águias convidado para o jantar de despedida do agora avançado do Sp. Braga.

ELISEU JORGE JESUS SELECÇÃO NACIONAL JOGO ISLÂNDIA
Ver comentários