Barra Cofina

Correio da Manhã

Desporto
8

Joana Ramos fica em quinto nos Mundiais de Judo

A judoca Joana Ramos encerrou esta quarta-feira a prestação nos Mundiais2011, a decorrer em Paris, no quinto lugar da categoria de -52 kg, depois de perder um dos combates para a medalha de bronze.
24 de Agosto de 2011 às 15:53
Joana Ramos (na foto) foi batida pela espanhola Ana Carrascosa
Joana Ramos (na foto) foi batida pela espanhola Ana Carrascosa FOTO: Agência Lusa

A atleta portuguesa foi derrotada por ippon pela espanhola Ana Carrascosa, campeã da Europa em 2008 e que entrava neste combate em desvantagem por 3-2 nos frente-a-frente com Joana Ramos.  

Para chegar a esta luta por uma das duas medalhas de bronze, Joana Ramos tinha ganho a outra espanhola, Laura Gomez, também por ippon.  

A jornada de hoje ficou também marcada pelas eliminações precoces de dois portugueses candidatos às medalhas: João Pina e Telma Monteiro.  

João Pina, sétimo do ‘ranking’ da IFJ (-73 kg), perdeu ao terceiro combate com o cazaque Rinat Ibragimov, ao ser projectado logo no primeiro minuto, com vantagem máxima para o seu adversário, 41.º da classificação mundial.
 
Antes disso, o judoca do Sporting tinha durante a manhã ultrapassado dois rivais na Poule C, o turco Hasan Vanlioglu (por ippon) e o austríaco Peter Scharinger (por waza-ari).

João Pina e Joana Ramos disputaram os respetivos combates ao mesmo tempo, com a judoca portuguesa a também sair derrotada, mas em uma situação (perdeu com a vencedora da Poule A) que a colocou na zona de repescagem. 
 
Joana Ramos foi batida pela mais conceituada judoca da categoria de -52 kg, a japonesa Yuka Nishida, líder do ‘ranking’ mundial e a quem nunca venceu (cinco derrotas em cinco combates).  

Nos despiques prévios, Joana Ramos derrotou Romy Tarangul (yuko), Majlinda Kelmendi (waza-ari) e Meriem Moussa (waza-ari).  

Logo de manhã, nos Mundiais que decorrem até ao fim-de-semana, Telma Monteiro sofreu uma derrota inesperada nos -57 kg.  

Telma, segunda do ‘ranking’ mundial, era uma das favoritas ao título, mas viu-se surpreendida perante a alemã Myriam, 24.ª da hierarquia da Federação Internacional de Judo, e com quem nunca tinha perdido.  

Em quatro presenças anteriores em Mundiais, Telma Monteiro nunca tinha falhado um pódio: conquistou três medalhas de prata (Tóquio2010, Roterdão2009 e Rio de Janeiro2007) e uma de bronze (Cairo2005).

joana ramos judo mundiais paris
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)