Barra Cofina

Correio da Manhã

Desporto
6

João Moutinho pára 20 dias

João Moutinho vai finalmente parar. O quinto cartão amarelo visto no jogo do Dragão, por carga sobre Paulo Assunção aos 81 minutos, vai implicar a sua suspensão por um jogo pela Comissão Disciplinar da Liga. São mais de dois anos sem falhar um único jogo, sempre como titular, registo que agora chega ao fim. O influente médio leonino vai ter de aguardar agora 20 dias antes de voltar a jogar pelo Sporting, regressando, se nada de anormal acontecer, no dia 7 de Abril, na deslocação a Braga. Certo é que vai falhar o próximo jogo, dentro de duas semanas, com o Beira-Mar, em Alvalade.
19 de Março de 2007 às 00:00
Saga de João Moutinho começou a 24 de Fevereiro de 2005
Saga de João Moutinho começou a 24 de Fevereiro de 2005 FOTO: d.r.
Apesar desta paragem forçada, no clube, Moutinho não irá ficar sem competir, pois está convocado por Luiz Felipe Scolari para a dupla jornada da Selecção Nacional, frente à Bélgica e Sérvia, nos dias 24 e 28 do corrente mês, respectivamente.
NÚMEROS ESPANTOSOS
Já contabilizando o encontro realizado frente ao FC Porto, João Moutinho completou 95 jogos consecutivos sempre como titular. A saga começou na noite de 24 de Fevereiro de 2005, num jogo referente à Taça UEFA, em Roterdão, frente ao Feyenoord (vitória leonina por 2-1).
Antes desse dia, Moutinho já tinha feito mais alguns jogos, mas não na condição de titular. No total, o médio soma agora um total de 101 jogos realizados de leão ao peito, durante os quais marcou cinco golos. Em termos de partidas referentes à Liga, a marca de jogos consecutivos de João Moutinho foi fixada nos 71. Tudo isto com apenas 20 anos, sublinhe-se.
Moutinho tem contrato com o Sporting até 2009, sendo que o processo de renovação está em curso e poderá ficar concluído a muito curto prazo, eventualmente no decorrer deste período ‘sabático’ de 20 dias, imposto como castigo pela Liga.
TELLO JÁ VALEU SEIS PONTOS NESTA ÉPOCA
Tello já valeu este ano ao Sporting seis pontos, graças a dois livres-directos que deram vitórias de 1-0 na Madeira, frente ao Marítimo, e agora frente ao FC Porto. É o melhor registo desde a sua chegada ao Sporting, em 2002, pois anteriormente marcou apenas um golo por época. O remate certeiro no Estádio do Dragão foi o culminar de uma semana particularmente feliz para o jogador, escassos dias após ter recebido a notícia de que o seu nome está na lista de convocados do seleccionador do Chile, Nelson Acosta, para o jogo particular com o Brasil, a disputar no próximo sábado, em Gotemburgo, Suécia.
A imprensa chilena, de resto, não deixou de ligar os dois factos, após o FC Porto-Sporting de sábado. Alguns jornais escreveram ontem que a chamada à selecção foi a fonte de inspiração de Tello para o espectacular remate que bateu o guarda-redes Helton e deu a vitória ao Sporting. Curiosamente, os dois jogadores podem reencontrar-se no final da semana que agora começa, pois ambos estão convocados para o jogo de selecções a realizar-se na Suécia.
APONTAMENTOS
DEFESA
O Sporting sofreu apenas seis golos nos últimos 14 jogos da Liga, contra sete bolas encaixadas nas primeiras oito jornadas da prova.
FOLGAS
Paulo Bento concedeu dois dias de folga ao plantel, com efeito a partir de ontem. O regresso ao trabalho está marcado para amanhã.
CAROLINA
A antiga companheira de Pinto da Costa viu a vitória leonina pela televisão no mesmo restaurante onde festejara o 30.ª aniversário.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)