Barra Cofina

Correio da Manhã

Desporto
9

“Jorge Jesus quis espicaçar os jogadores do Sporting”

Fernando Santos diz que o treinador do Benfica não pretendeu menosprezar o Sporting quand o afirmou que, no clássico de hoje, o FC Porto vai defrontar a equipa B dos leões. Para o jogo desta noite, o selecionador da Grécia prevê grandes dificuldades para os portistas
2 de Março de 2013 às 15:00
fernando santos, treinador, entrevista, futebol, jogo
fernando santos, treinador, entrevista, futebol, jogo FOTO: Pedro Ferreira

Correio Sport - O FC Porto é favorito no clássico com o Sporting?

Fernando Santos - Teoricamente, sim, tendo em conta o comportamento das duas equipas. Mas o jogo é em casa do Sporting e o FC Porto terá uma missão difícil.

- Jesus afirmou que o FC Porto ia jogar com o Sporting B...

- Penso que foi uma forma de Jesus forçar a nota e espicaçar os jogadores do Sporting. Em minha opinião, foi mais um jogo psicológico que Jesus quis fazer.

- A aposta em meia dezena de jovens da equipa B é benéfica para o Sporting ?

- Em dezembro, os responsáveis do clube deram a entender que isso poderia suceder, por uma questão de poupança nas contes e aproveitamento do trabalho produzido na academia. Claro que há sempre riscos, mas terá resultado da convicção do treinador de que era a via a seguir, nas atuais circunstâncias.

- Esperava ver o Sporting enfrentar uma crise desportiva tão profunda ?

- Não. Há já algum tempo que o Sporting enfrentava algumas dificuldades. Porém, ninguém esperava uma crise desta magnitude. Pelo menos, nada o fazia prever quando lá estive.

- Jesualdo Ferreira, que já orientou os dois clubes, tal como aconteceu consigo, enfrenta suspeições por parte de um candidato (Carlos Severino) à presidência do Sporting pelo seu passado no Dragão. Já passou pelo mesmo?

- Isso é coisa que nem se pode colocar em relação às pessoas. É simplesmente uma falta de respeito.

- Ficou surpreendido com a troca de Izmailov por Miguel Lopes?

- Não. Izmailov nunca jogava no Sporting, não sei porquê. Dizem-me que tinha muitas lesões. Portanto, o Sporting entendeu que tinha um ativo que não estava a jogar e avançou para a troca. FC Porto e Sporting entenderam que era bom negócio.

- Os sportinguistas dizem não entender por que estava sempre lesionado e agora faz jogos seguidos no FC Porto...

- Desconheço a razão do problema, se era só físico, ou não. Se o tivesse treinado no Sporting, poderia fazer um juízo de valor. Dizem que foi um bom negócio para o FC Porto. E se deixar de jogar? Vão dizer o contrário?

- E Liedson, é um trunfo para o FC Porto ou a idade (35 anos) já pesa ?

- O trunfo do FC Porto é o coletivo. Contudo, acredito que Liedson traz algo mais à equipa. Caso contrário não seria contratado. O que não acredito é que este Liedson seja aquele que fui buscar ao Brasil. Se fosse, estaria a jogar. Penso que neste momento é mais para acautelar ausências de Jackson Martínez ou ser o seu complemento em alguns jogos.

- FC Porto ou Benfica, quem é vai ser campeão?

- São duas equipas que podem chegar ao final do campeonato sem derrotas. É minha convicção de que nenhuma delas vai perder pontos até ao jogo do Dragão. Esse, sim, vai ser, com 95 por cento de certeza, o jogo do título.

- Jorge Jesus e Vítor Pereira já deviam ter renovado?

- Isso depende do interesse dos clubes. Não sei se o desejo deles é continuar. Se calhar já falaram, mas não têm de o dizer em público.

- Concorda com a chamada de Lima, do Benfica, à seleção nacional?

- São assuntos complicados. Pessoalmente, não sou a favor, nem contra, mas Portugal já teve exceções. É um assunto que deve ser ponderado, ver quanto tempo tem o jogador no futebol português, o que sente pelo país, etc.

- Se lhe aparecesse um caso idêntico na Grécia, admitia chamar esse jogador?

- Se estivesse na casa dos 19, 20 21 ou 22 anos, com raízes criadas no futebol grego, admito. Cheguei a ponderar a chamada de Vieirinha porque está na Grécia há cinco anos, casou-se por cá e está totalmente adaptado ao país. Houve também casos como o de Deco, que chegou com 18 anos a Portugal, tal como Pepe. Há que analisar caso a caso, antes de decidir.

- Cristiano Ronaldo confirmou no Barcelona-Real Madrid ser o melhor do Mundo?

- Foi uma grande vitória (3-1) do Real Madrid. Eu votei em Ronaldo na Bola de Ouro e expliquei porquê: por tudo o que ganhou e fez ganhar em 2011/12 ao Real.

- A crise grega tem tido influência no seu trabalho como selecionador?

- Não. Para mim, a crise até tem um lado positivo, porque os clubes apostam mais nos jogadores gregos.

- Acredita que vai encontrar Portugal no Mundial de 2014, no Brasil ?

- A Grécia está bem encaminhada para o apuramento e se fizer um bom resultado na Bósnia, no dia 22 de março, terá praticamente assegurada a qualificação. Também acredito na qualificação de Portugal, apesar dos resultados não terem sido os melhores nos primeiros jogos.

PERFIL

Fernando Manuel Costa Santos nasceu em 1954, a 10 de outubro (58 anos), em Lisboa. Iniciou a carreira no Benfica, tendo jogado depois no Marítimo e no Estoril. Em 1987/88 assumiu o comando técnico dos canarinhos. Após trabalhar no Estrela da Amadora, chegou ao FC Porto em 1998, onde conquistou um campeonato, duas Taças de Portugal e duas Supertaças. Passou depois pelo AEK, Panathinaikos, Sporting, Benfica e Paok. Em 2010, foi convidado pela federação da Grécia para orientar a seleção, cargo que ainda exerce.

fernando santos treinador entrevista futebol jogo
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)