Barra Cofina

Correio da Manhã

Desporto
7

José Azevedo implicado

Floyd Landis, antigo ciclista da US Postal de Lance Armstrong, disse à Agência Antidopagem dos EUA (USADA) que, na Volta a França de 2004, que todos os ciclistas da equipa – da qual fazia parte o português José Azevedo – participaram numa transfusão de sangue colectiva no final de uma etapa.

15 de Outubro de 2012 às 01:00
José Azevedo integrou a US Postal de Armstrong em 2004
José Azevedo integrou a US Postal de Armstrong em 2004 FOTO: Lusa

"Numa segunda ocasião, a transfusão de sangue foi feita no autocarro da equipa no caminho entre o fim da etapa e o hotel. O motorista fingiu que havia um problema com o motor e parou numa estrada isolada durante uma hora, para que todos os membros da equipa tivessem meio litro de sangue injectado", contou Landis à USADA, no âmbito do processo que concluiu que Lance Armstrong se dopou nos sete Tours que venceu (1999 a 2005).

"Foi a única vez que vi uma equipa inteira a fazer transfusões de sangue à vista de todos os outros ciclistas e do motorista", vincou. George Hincapie (US Postal, em 2004) falou do mesmo episódio, mas observou que foi "a maioria dos ciclistas da equipa" norte-americana que participou na transfusão.

O CM tentou ontem contactar José Azevedo (ficou em 5º no Tour de 2004), mas este não atendeu o seu telemóvel.

JOSÉ AZEVEDO CICLISMO TOUR
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)