Barra Cofina

Correio da Manhã

Desporto
8

JOSÉ AZEVEDO: PERDEMOS TODAS AS ILUSÕES

José Azevedo e a sua equipa, a ONCE, viveram ontem o dia mais ‘negro’ nesta edição do ‘Tour’, depois de terem visto Joseba Beloki, o chefe-de-fila dos espanhóis, sofrer uma aparatosa queda numa descida muito rápida, a seis quilómetros da meta. Resultado: fractura do fémur, cotovelo e pulso direitos e o abandono prematuro da prova.
15 de Julho de 2003 às 00:00
Azevedo tenta consolar Beloki
Azevedo tenta consolar Beloki FOTO: d.r.
“A partir de agora estamos praticamente sem objectivos. Estamos muito abatidos e a atravessar um mau momento. Neste momento nem sequer me apetece falar do ‘Tour’, avançou o português José Azevedo ao CM.
Joseba Beloki era o ciclista em quem a ONCE apostava tudo e era em prol dele que José Azevedo devia trabalhar em cada etapa da maior prova velocipédica do Mundo. Com a sua saída trágica, os sonhos desvaneceram-se. “Perdemos todas as ilusões e aspirações”.
O ciclista de Vila do Conde vinha ligeiramente atrasado em relação ao seu chefe-de-fila, já que se encontravam a descer rumo à meta a uma velocidade a rondar os 65km/hora, deparando-se com o pior dos cenários quando parou para se inteirar do estado de saúde do seu companheiro. “Vínhamos a descer e houve um pequeno corte no grupo. Vi-o no chão quando saí de uma curva e parei para ver como estava. Ele tinha muitas dores e o sofrimento era notório, ainda mais sabendo que o seu ‘Tour’ tinha acabado ali. Disse-lhe para ter calma e que não havia de ser nada de grave”, avançou Azevedo.
“NÃO ESTOU BEM”
Perante esta adversidade de peso, há que recuperar o ânimo dos restantes elementos da ONCE e redireccionar objectivos para o que ainda falta. Mas Azevedo não crê que possa ser o escolhido para ‘substituir’ Beloki. “Como é que a equipa pode apostar em mim ou no Jaksche depois de termos perdido este tempo todo?”, interrogou o português, que não viveu boas sensações nos Alpes.
“Não me estou a sentir muito bem. Hoje (ontem) tive um pouco melhor e temos que ver o que vai acontecer amanhã (hoje). Era bom que o dia de descanso viesse já. Estamos muito abalados com tudo o que aconteceu”, finalizou Azevedo, que perdeu 4.26 minutos para o vencedor, descendo uma posição na geral (29.º).
O SUSTO DE ARMSTRONG
Valente susto apanhou Lance Armstrong que, ‘colado’ a Beloki, conseguiu evitar ‘in extremis’ o seu adversário. O norte-americano, que não fez a curva e seguiu em frente por um descampado, deixando por momentos o ciclismo e fazendo uma incursão no BTT, acabou por fazer corta-mato.
"Tive medo como nunca tinha tido antes. Ele caiu mesmo à minha frente. O pneu rebentou e não era possível controlar a bicicleta", disse Armstrong, que terminou a etapa em 4.º lugar, a 36 segundos do vencedor, o russo Vinokourov, da Telekom, que completou os 184,5 quilómetros entre Bourg d’Oisans e Gap em 5:02.00 horas, à média de 36,76 km/hora.
CLASSIFICAÇÃO – 9ª ETAPA
1. Alexandre Vinokourov (Telekom) - 5:02.00 hrs
2. Paolo Bettini (Quick Step) - a 36s
3. Iban Mayo (Euskaltel) - m.t.
4. Lance Armstrong (US Postal) - m.t.
5. Jan Ullrich (Team Bianchi) - m.t.
6. Ivan Basso (Fassa Bortolo) - m.t.
7. Georg Totschnig (Gerolsteiner) - m.t.
8. Francisco Mancebo (ibanesto) - m.t.
9. Haimar Zubeldia (Euskaltel) - m.t.
10. Tyler Hamilton (CSC) - m.t.
43. JOSÉ AZEVEDO (ONCE) - a 4.26
CLASSIFICAÇÃO GERAL
1. Lance Armstrong (US Postal) - 40:15.26 hrs
2. Alexandre Vinokourov (Telekom) - a 21s
3. Iban Mayo (Euskaltel) - a 1.02 min
4. Francisco Mancebo (Banesto) - a 1.37
5. Tyler Hamilton (CSC) - a 1.52
6. Jan Ullrich (Bianchi) - a 2.10
7. Ivan Basso (Fassa Bortolo) - a 2.25
8. Roberto Heras (US Postal) - a 2.28
9. Haimar Zubeldia (Euskaltel) - a 3.25
10. Denis Menchov (ibanesto) - a 3.45
29. JOSÉ AZEVEDO (ONCE) - a 12.15
ETAPA DE HOJE
Depois de três etapas acidentadas, nos Alpes, o ‘Tour’ regressa agora a terrenos mais planos. O pelotão enfrenta hoje 219,5 quilómetros entre Gap e Marselha, onde as dificuldades não vão além de dois Prémios de Montanha de 2.ª categoria. Existem ainda dois ‘sprints’ especiais.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)