Barra Cofina

Correio da Manhã

Desporto
9

José Pekerman e Zico favoritos

O argentino José Pekerman e o brasileiro Zico são os técnicos favoritos da Federação Portuguesa de Futebol para suceder a Luiz Felipe Scolari. Paulo Sousa é o nome que reúne maior consenso para adjunto. Segundo apurou o CM, o nome de Pekerman há muito que está na lista de Gilberto Madaíl, presidente da FPF, bem como o de Zico, Manuel José, Frank Rijkaard e Carlos Queiroz, entre outros.

23 de Junho de 2008 às 00:00
José Pekerman e Zico favoritos
José Pekerman e Zico favoritos FOTO: Ina Fassbender, Reuters / Kimimasa Mayama, Reuters

Para quarta-feira está agendada uma reunião da direcção da FPF e Madaíl deve apresentar o projecto que defende para a selecção nacional. Segundo apurou o CM, há elementos da direcção que irão falar sobre a necessidade de o futuro seleccionador ser alguém que também se interesse pelo futebol jovem e não só pelos sub-21. "Seria muito importante que fizesse a ligação com os técnicos das várias selecções e que elaborasse um modelo de jogo a utilizar nos diferentes escalões", adiantou uma das fontes da FPF, frisando que Carlos Queiroz e José Pekerman são dois dos técnicos que encaixam no perfil indicado. Queiroz, no entanto, está quase descartado, devido aos ‘anticorpos’ que deixou na Federação, como o CM adiantou ontem, pelo que Pekerman é visto como o que tem o "perfil mais indicado".

Mas Zico é favorito, caso Madaíl insista numa ‘versão de Scolari’ – treinador que, segundo apurou o CM, só com Rui Caçador nos sub-21 se interessou "minimamente" por uma selecção que não fosse a A.

Quanto à restante equipa técnica, o CM sabe que alguns elementos da direcção da FPF gostariam que um dos adjuntos fosse o antigo internacional Paulo Sousa. "É a pessoa indicada para fazer a ponte com os técnicos das selecções jovens. Já foi treinador dos sub-16 e quando esteve na Federação alertou várias vezes Gilberto Madaíl para a necessidade de ser implementado um modelo de jogo para as selecções", contou uma das fontes contactadas.

PERFIS

JOSÉ PEKERMAN

Nasceu a 3 de Setembro de 1949 (58 anos) na Villa Dominguez (Argentina). Iniciou a carreira de treinador no Colo Colo em 1992 antes de assumir a selecção argentina sub-20, onde conquistou três títulos mundiais (1995, 1997 e 2001).

ZICO

Artur Antunes Coimbra (Zico) nasceu no Rio de Janeiro e tem 55 anos. Antigo jogador, iniciou a carreira de técnico na selecção do Japão em 2005. Esteve depois dois anos na Turquia ao serviço do Fenerbahçe.

 

Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)