Barra Cofina

Correio da Manhã

Desporto
3

Judo está de luto

O judo está de luto e as principais figuras da modalidade em estado de choque, após terem assistido à morte do seleccionador nacional feminino António Matias, que se sentiu mal durante um treino e foi encontrado por Nuno Delgado inanimado no balneário, na quinta-feira, num treino na Lapa (Lisboa).
5 de Janeiro de 2008 às 00:00
“Ela está de rastos... destroçada”, referiu Eduardo Lage, assessor de imprensa do Benfica, explicando o estado de espírito de Telma Monteiro e da sua irmã que assistiram às tentativas de reanimação do técnico, primeiro por parte de Nuno Delgado e depois do INEM.
Os atletas efectuavam um treino na Lapa, em Lisboa, quando António Matias abandonou o treino mais cedo queixando-se de dores de cabeça. “Mas até estava bem-disposto”, observou Eduardo Lage.
Quando Nuno Delgado chegou ao balneário encontrou Matias inanimado no chão. Pediu socorro e tentou prestar-lhe os primeiros socorros já na presença dos outros atletas. António Matias faleceu pouco depois.
Matias foi o responsável pelo desenvolvimento do judo feminino. Assumiu o cargo após os Jogos Olímpicos de Atlanta’96 e está associado aos momentos altos da modalidade, desde a medalha de bronze de Nuno Delgado em Syney’2000, à constituição de uma selecção feminina, liderada por Telma Monteiro (bicampeã europeia e vice-campeã mundial).
O Presidente da República, Cavaco Silva, apresentou as condolências à família. “Em nome do povo português e em meu nome pessoal, apresento sentidas condolências à família de António Matias, cuja morte prematura provocou enorme consternação”.
O funeral de António Matias realiza-se hoje às 15h30 no cemitério de Colares. O cortejo fúnebre sai da Igreja de São Miguel, em Sintra.
PERFIL
António Matias tinha 43 anos. Notabilizou-se no judo como atleta, tendo sido olímpico em Barcelona’92 e várias vezes campeão nacional. Como treinador está associado aos recentes triunfos do judo feminino. Treinava Telma Monteiro duas vezes por semana, além dos estágios da federação. Tinha uma relação muito próxima com os atletas. Deixa a mulher e dois filhos menores.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)