Barra Cofina

Correio da Manhã

Desporto
7

Juiz do Porto dirige a final

Jorge Sousa, do Porto, foi o árbitro escolhido para dirigir a final da Taça da Liga, no domingo (19h15, SIC), entre Benfica e FC Porto. José Ramalho (Vila Real) e José Luís Melo (Porto) serão os árbitros assistentes, enquanto Duarte Gomes (Lisboa) desempenhará a função de 4º árbitro.
19 de Março de 2010 às 00:30
Juiz do Porto dirige a final
Juiz do Porto dirige a final FOTO: Simão Filho/Record

'Nos dois últimos anos, Jorge Sousa foi o primeiro classificado, portanto esta nomeação contempla um dos pressupostos que tinham sido colocados', disse ontem Vítor Pereira, presidente da Comissão de Arbitragem da Liga (CA). O facto de Jorge Sousa pertencer à associação de um dos clubes envolvidos é, para Vítor Pereira, 'uma questão ultrapassada'.

O dirigente lembrou ainda a primeira final da competição (2008), dirigida por Pedro Proença (Lisboa), na qual o V. Setúbal derrotou o Sporting (3-2, no desempate por penáltis). 'Foi um árbitro da mesma associação de um dos clubes', recordou.

Questionado acerca de eventuais atenções especiais com os túneis, o líder do Conselho de Arbitragem respondeu: 'Nem me lembro se o Estádio Algarve tem túnel. Esse [Estádio da Luz] foi um episódio fugaz. Foi a excepção, não a regra. A regra é que as pessoas tenham uma boa relação e é certamente isso que vai acontecer.'

Jorge Sousa, de 34 anos, já dirigiu três jogos do Benfica esta temporada (U. Leiria, 2-1; Sp. Braga, 0-2; e V. Setúbal, 1-1), e um do FC Porto (V. Guimarães, 4-1).

PERFIL

Manuel Jorge Neves Moreira Sousa, da Associação do Porto, nasceu a 18 de Junho de 1975 (34 anos), em Lordelo. Árbitro desde 1993, é escriturário e já dirigiu 18 jogos esta temporada – dez no campeonato, sete na Honra e um na Taça da Liga.

Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)