Júnior português nos oitavos-de-final de Wimbledon

Frederico Silva ganhou encontro equilibrado em dia de quartos-de-final femininos. Sharapova impressionou.
28.06.11
  • partilhe
  • 0
  • +
Júnior português nos oitavos-de-final de Wimbledon
Frderico Silva qualificou-se para os oitavos-de-final da competição de sub-18 Foto d.r.

Quatro anos depois de Gastão Elias ter atingido os quartos-de-final da prova júnior de Wimbledon, Frederico Silva qualificou-se nesta terça-feira para os oitavos-de-final da competição de sub-18 do mais prestigiado evento tenístico do planeta.

Após ultrapassar no sábado um opositor austríaco, o jovem das Caldas da Rainha teve pela frente um adversário de oriundo de paragens bem mais exóticas: Hassan Ndayishimiye, do… Burundi! Apesar da improvável origem, o certo é que Hassan Ndayishimiye – que treina na África do Sul, apoiado por uma bolsa de desenvolvimento da Federação Internacional de Ténis – se revelou um antagonista complicado e esteve mesmo a liderar no marcador por 6-4 e 4-2, mostrando confiança pelas vitórias acumuladas na fase de qualificação e na primeira ronda do quadro principal. Mas Frederico Silva soube dar a volta ao resultado, à semelhança do que havia sucedido já na eliminatória inaugural perante Patrick Ofner: com maturidade competitiva e concentração, foi impondo o seu jogo baseado numa elevada cadência a partir da sua pancada de direita e também tirou melhor partido do seu serviço de esquerdino.

A BENÇÃO DA CHUVA

“Soube bem parar por causa da chuva”, confessou Frederico Silva, aludindo à paragem aos 5-5 no segundo set. “Depois da paragem tentei melhorar, porque achei que não tinha jogado tão bem os pontos importantes até então”. O jovem luso esteve melhor no reatamento ao arrecadar dois jogos consecutivos para ganhar o segundo set por 7-5, mas ainda esteve em desvantagem por 3-1 na terceira partida até operar nova reviravolta e selar a qualificação pelos parciais 4-6, 7-5 e 6-4 em 2h39m de jogo. O seu próximo adversário é teoricamente ainda mais perigoso: o croata Mate Pavic, oitavo cabeça-de-série, com um estilo particularmente ofensivo. “Ele é alto, também canhoto, serve muito bem e vem para a rede aplicar o seu vólei”, comentou o caldense.

Nesta altura, falta completar um embate dos quartos-de-final femininos – a chuva voltou a cair quando Victoria Azarenka e Tamira Paszek tinham acabado de começar no Court 1; o recomeçou sob o tecto fechado do Centre Court às 20 horas. Rescaldo da jornada mais logo aqui no CM Online, aqui ficam os resultados do dia até ao momento e o elenco dos quartos-de-final masculinos de quarta-feira:

TERÇA-FEIRA: QUARTOS-DE-FINAL FEMININOS

Maria Sharapova (Rus,cs5)-Dominika Cibulkova (Elq,cs24), 6-1, 6-1

Sabine Lisicki (Ale,wc)-Marion Bartoli (Fra,cs9), 6-4, 6-7, 6-1

Victoria Azarenka (Bie.cs4)-Tamira Paszek (Aut) EM CURSO

Petra Kvitova (Che,cs8)-Tsvetana Pironkova (Bul,cs32), 6-3, 6-7, 6-2

QUARTA-FEIRA: QUARTOS-DE-FINAL MASCULINOS

Rafael Nadal (Esp,cs1)-Mardy Fish (EUS,cs10)

Andy Murray (GB,cs4)-Feliciano Lopez (Esp)

Roger Federer (Sui,cs3)-Jo Wilfried Tsonga (Fra,cs12)

Novak Djokovic (Ser,cs2)-Bernard Tomic (Aus,q) 

Enviado-especial do Correio da Manhã no Twitter: http://twitter.com/MiguelSeabra

pub

pub

Ver todos os comentários
Para comentar tem de ser utilizador registado, se já é faça
Caso ainda não o seja, clique no link e registe-se em 30 segundos. Participe, a sua opinião é importante!