Barra Cofina

Correio da Manhã

Desporto
4

Lamy histórico em Le Mans

Pedro Lamy é o primeiro português a subir ao pódio nas ‘24 Horas de Le Mans’. O segundo lugar, que partilhou com Sarrazin e Bourdais, foi um resultado sofrido para uma equipa que perdeu seis voltas durante as primeiras cinco horas de corrida, devido a problemas de rolamentos das rodas traseiras.
18 de Junho de 2007 às 00:00
Lamy histórico em Le Mans
Lamy histórico em Le Mans FOTO: Dennis Lambert
Para a equipa Peugeot foi um rude golpe, já que o 908 HDi de Villeneuve/Gené/Manassian ficou sozinho para fazer face à armada Audi e passeou a sua superioridade, monopolizando os dois primeiros lugares da geral durante as primeiras 17 horas de corrida. O abandono por despiste de um dos três Audi R10 TDi que alinharam à partida foi um mero percalço.
Mas, a oito horas do final da prova, soou o alarme nas boxes da Audi: Capello, o líder da classificação geral, desistiu depois de um aparatoso acidente, quando uma roda traseira se soltou. A vantagem ainda pendia para o lado da marca alemã “mas sentimos a pressão dos Peugeot”, como admitiu Emanuele Pirro, que partilhava o comando com Frank Biela e Marco Werner. “Nos anos anteriores, quando olhávamos para trás só víamos carros da nossa equipa, pelo que foi stressante ver que os Peugeot estavam ali”.
A Audi tinha problemas ao nível da pressão de óleo do motor, que “estava muito baixa”, como reconheceu o piloto italiano. Mas a Peugeot não estava em condições de aproveitar, já que nas últimas 3 horas de prova o motor do carro cedeu, ditando o abandono de Villeneuve.
Nessa altura, Pedro Lamy e os seus companheiros chegaram ao segundo lugar, mas a 45 minutos do fim o Peugeot entrou inesperadamente nas ‘boxes’, onde perdeu 3 voltas para “uma verificação do motor”, que a equipa aproveitou para fazer tirando partido da presença do safety car em pista, ditada por um fortíssimo aguaceiro.
Bourdais regressou à pista à frente do Audi, que liderava, mas com uma volta de atraso. Por isso, com a meta à vista, parou e esperou para ser ultrapassado pelos primeiros, para evitar dar ainda mais uma volta.
BARBOSA À BEIRA DO PÓDIO
“O quarto lugar ficou acima das nossas expectativas”, admitiu João Barbosa, no final de umas 24 Horas onde se sabia que a vantagem estava do lado dos Audi e Peugeot, equipados com motores diesel. Por isso, “a equipa apostou numa estratégia conservadora e num andamento consistente”, disse o piloto. Com doze horas de corrida, João Barbosa era sétimo, numa prova fértil em incidentes. Quando as coisas se complicavam, a equipa apostava nele e o andamento adoptado pelo Pescarolo Judd levou-o aos primeiros lugares da classificação.
"É A CONCRETIZAÇÃO DE UM SONHO", Pedro Lamy, piloto português do Peugeot 908 HDi
- Correio da Manhã – Qual é a sensação de subir ao pódio em Le Mans?
- Pedro Lamy – É uma sensação fantástica, porque Le Mans é uma corrida diferente de todas as outras. É a concretização de um sonho para qualquer piloto. Muito dificilmente vou esquecer.
- Quais foram as maiores dificuldades?
- Os aguaceiros criaram muitas dificuldades. Felizmente que depois da primeira parte da prova a chuva desapareceu. De resto, são as dificuldades habituais de Le Mans.
- Foi um resultado inesperado?
- É mais importante dizer que foi um excelente trabalho da equipa. Conseguiu preparar o carro para as 24 horas. Nunca tínhamos feito simulação de uma corrida de 24 horas, mas tudo correu pelo melhor.
- Este resultado pode marcar algo novo na sua carreira?
- Tenho contrato com a Peugeot até ao final do ano para disputar o campeonato Le Mans Series. Depois logo se vê.
CLASSIFICAÇÕES
24 HORAS LE MANS
1.º Biela /Pirro /Werner (Audi) - 24h02:42
2.º Bourdais / Sarrazin / Lamy (Peu) – 10 vol
3.º Collar / Dumas / Boullion (Pes) – 11 vol
4.º Barbosa / Hall / Shorrt (Pes) – 22 vol
5.ºBrabham / Rydell / Turner (Ast) – 26 vol
6.º Connell / Magnussen / Fellows (Cor) – 27 vol
7.º Bouchut / Gollin / Elgaard (Ast) – 28 vol
8.º Yoong / Mucke / Charouz – 31 vol
9.º Herbert / Enge / Kox (Ast) – 32 vol
10.º Prost / Groppi / Belloc – 32 vol
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)