Barra Cofina

Correio da Manhã

Desporto
6

Lavarinhas leva 2 anos

Três dos doze ciclistas que, na sequência de uma denúncia do Conselho Nacional Antidopagem (CNAD), foram alvo de inquérito federativo por faltarem a um controlo antidoping de supresa extracompetição, foram punidos com penas de suspensão, a mais grave das quais de dois anos, aplicada a um dos melhores corredores portugueses, Rui Lavarinhas, que este ano representou a equipa Riberalves-Goldnutrition, de Alcobaça.
19 de Novembro de 2005 às 00:00
Rui Lavarinhas
Rui Lavarinhas FOTO: d.r.
Aos outros dois ciclistas punidos pelo mesmo motivo, César Quitério (Imoholding-Loulé) e Nuno Marta (Riberalves), a Federação de Ciclismo aplicou penas mais leves, de apenas seis meses de suspensão, já que, no caso de Lavarinhas, o popular ‘Carteiro’, foi tido em conta um anterior castigo de seis meses por ter acusado corticóide na prova francesa Paris-Nice, em Abril de 2003 (utilização justificada, mas não aceite, por motivos terapêuticos), quando representava o grupo da Maia.
Fazendo parte de um lote de ciclistas em regime de acompanhamento reforçado por parte do CNAD, Lavarinhas era obrigado a comunicar periodicamente o seu paradeiro durante os estágios, treinos e competições, formalidade que falhou no local da sua residência.
Aos 34 anos de idade e sem ter acusado positivo em qualquer controlo antidoping (a omissão de paradeiro ou recusa à recolha de amostra tem idêntico tratamento disciplinar), esta suspensão significa para Rui Lavarinhas o fim da sua carreira, em cujo palmarés se destaca o 3.º lugar na Volta a Portugal de 2003 e a vitória na quarta etapa da edição deste ano, com final em Castelo Branco.
HERAS ESTÁ CONFIANTE
O vencedor da Volta a Espanha, Roberto Heras, mostra-se tranquilo e confiante em que a contra-análise, a realizar na segunda-feira, terá resultado negativo, confirmando, assim, a sua declaração de que não tomou qualquer substância ‘dopante’. A mesma esperança manifesta o seu advogado, Andreu Garriga.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)