Barra Cofina

Correio da Manhã

Desporto

Leão acordou tarde mas ainda a horas

O Sporting que ontem empatou a um golo com o Nice, equipa da 1ª divisão francesa (15º lugar na época passada), terá sido um caso que deu para pensar ao treinador dos leões. Foi preciso esperar 45 minutos, porque da primeira parte poucos motivos terá Paulo Sérgio para extrair boas notas. A equipa começou adormecida, mas acordou a tempo.
12 de Julho de 2010 às 00:30
O argentino Grimi não fez esquecer Evaldo no lado esquerdo da defesa do Sporting, diante do Nice
O argentino Grimi não fez esquecer Evaldo no lado esquerdo da defesa do Sporting, diante do Nice FOTO: Pedro Ferreira/Record

O Sporting, aliás, apresentou dois rostos: o mais feroz foi o que teve Maniche, Evaldo e Salomão a dar os retoques de imaginação. Intensidade baixa nos primeiros 45 minutos, com jogadores inadaptados: Nuno André Coelho foi um corpo estranho como médio defensivo e saiu à meia hora, e André Martins e Owusu não tiveram uma jogada digna. O Sporting sofreu um golo de penálti por falta de Torsiglieri – e o resto foi muita corrida atrás da bola. Era um leão adormecido, daqueles que falhavam à hora marcada. Veio o intervalo, bom conselheiro. Paulo Sérgio pôs as ideias no lugar e os jogadores também. A entrada de Maniche soltou a equipa, e as boas combinações de Evaldo com Salomão – o extremo de 21 anos é uma mina que bem trabalhada pode dar ouro – deixou vir ao de cima as virtudes leoninas. Muito mais rápidos sobre a bola e a interpretar a pressão que o técnico pede em zonas mais adiantadas, o Sporting foi mais agressivo, apesar de se sentir menos conforto no sistema ontem usado: 4x3x3. Já com a relojoaria fina – João Pereira, Carriço e Postiga – os verdes-e--brancos começaram a ser um relógio bem mais afinado e marcaram de penálti, por Pongolle. Foi um jogo a feijões, em que o Nice teve um jogador expulso, mas continuou com onze. Originalidades... numa partida que também serviu para a estreia de Valdés, que mostrou boa técnica.

PAULO SÉRGIO QUEIXA-SE DOS 35 GRAUS

"Com este calor [35 graus] era difícil fazer melhor. Começámos mal e acabámos bastante bem", disse Paulo Sérgio. Sobre a ausência de Izmailov, o técnico do Sporting justificou--a com a necessidade de o russo ter de recuperar bem "para não andar entre o relvado e o departamento médico durante a época". Em relação à possibilidade de perder jogadores, adiantou que "qualquer treinador tem de estar preparado para isso", mas deixou uma garantia: "Conto com todos os que estão aqui e tanto quanto sei não há qualquer proposta na mesa da nossa administração."

A concluir, Paulo Sérgio deu a entender que está à espera de um novo reforço: um médio defensivo.

REFORÇOS À LUPA

TORSIGLIERI

Erro de principiante

Fica negativamente marcado pelo penálti que cometeu numa entrada fora de tempo. De resto, esteve bem, embora algo lento a recuperar.

ANDRÉ SANTOS

Não sabe jogar mal 

Foi o melhor do Sporting na primeira parte, seguro no passe, recuperou muitas bolas a meio-campo. Saiu esgotado aos 60 minutos. 

MANICHE

O patrão da equipa 

É o patrão e joga com muita simplicidade. Com a sua entrada, a equipa ganhou ritmo e organização. O jogo leonino tem de passar por ali. 

DIOGO SALOMÃO

Talento em bruto 

Aguerrido, descomplexado e atrevido. Revelou bom entendimento com o ex-bracarense Evaldo e desequilibrou no um-para-um. Tem futuro. 

JAIME VALDÉS

Bom toque de bola

Entrou a 10 minutos do fim e colocou-se nas costas de Hélder Postiga. Teve dois ou três pormenores de classe. Parece muito evoluído tecnicamente.

FICHA DO JOGO

Jogo particular – 11/7/2010

Estádio Municipal Chambéry – Assistência: 1000 

Golos: 1-0 Remy (14’, gp); 1-1 Pongolle (74´, gp)  

NICE

David Ospina, Civelli, Gace, Paisley, Fable, Remy, Hellebyck, Coulibaly, Mounier, Bamogo, Traoré.

JOGARAM AINDA: Letizi, Cid, Cantareil, Diakité, Pote, Quansah, Ben Faada, Adeilson, Mouloumgui

Treinador: Eric Roy

SPORTING

Tiago, Abel, Tonel, Torsiglieri, Grimi, André Santos, Nuno André Coelho, André Martins, Vukcevic, Owusu, Pongolle.

JOGARAM AINDA: Diogo Salomão, Hélder Postiga, Maniche, Evaldo, João Pereira, Carriço, Yannick e Valdés

Treinador: Paulo Sérgio

DISCIPLINA: Cartão vermelho a Pote (60’)

Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)